You are currently viewing Exercício físico como medicamento

Exercício físico como medicamento

Estamos sempre dizendo que exercícios físicos fazem bem para a saúde. Exercício físico como medicamento é uma ótima estratégia para uma saúde melhor.

As atividades físicas ajudam nosso corpo a se manter mais forte e protegido de doenças. Mais importante do que curar doenças é prevenir doenças. 

E a relação entre exercícios físicos e o sistema digestivo contribuem muito para hábitos de vida saudáveis e uma vida sem doenças. 

Na linha da medicina preventiva, saúde tem relação com a ausência de doenças e os exercícios físicos regulares contribuem para evitar que fiquemos cada vez mais doentes. 

Para ajudar você a entender como os exercícios físicos colaboram para a nossa saúde, eu preparei o artigo abaixo, mostrando como o exercício físico como medicamento pode ser um grande aliado na sua vida!

Benefícios do exercício físico

Todo mundo está ciente da importância do exercício físico, mas você sabe porque o exercício é importante? 

Ele beneficia muitas áreas diferentes do seu corpo e da sua vida. Por isso, aqui estão 5 boas razões pelas quais você deve torná-lo uma parte regular de sua rotina.

1. Controle do peso

Um dos benefícios mais comuns do exercício é que ele ajuda a controlar e gerenciar seu peso. Ele ajuda na queima calorias, o que resulta na perda de peso. 

Embora exercícios rigorosos queimem mais calorias, mesmo exercícios simples, como uma caminhada rápida, podem ter um impacto positivo na perda de peso.

Leia também::: 5 pilares para uma vida em equilíbrio

2. Melhoram sua aptidão física

O exercício não apenas o mantém em forma – ele o ajuda a se manter saudável. O exercício regular aumenta seu nível geral de condicionamento físico.

Isso, por sua vez, aumenta seu sistema imunológico e o torna mais resistente a doenças como o resfriado comum. 

3. Mais energia

Uma das razões para se exercitar regularmente é que isso lhe dá energia. Por exemplo, em vez de tomar aquela segunda xícara de café, um treino pode ajudar o oxigênio a fluir mais livremente por todo o corpo e fornecer uma explosão de energia muito necessária para você passar o dia. 

Também aumenta sua resistência geral, o que pode ajudá-lo a ficar energizado por mais tempo, para começar.

4. Melhor saúde mental

Foi comprovado que o exercício melhora o humor, pois libera substâncias químicas no cérebro que ajudam você a se sentir mais feliz e podem aliviar os efeitos da depressão, TDAH e ansiedade. 

Também pode permitir que você durma melhor à noite, o que é importante para manter um bom humor geral.

5. Mais saúde no longo prazo

Além de todos os benefícios imediatos do exercício regular, ele pode ajudá-lo a evitar problemas de saúde como doenças cardíacas e diabetes a longo prazo. 

Igualmente, fazer exercícios melhora seus índices de colesterol e diminui o risco de problemas médicos sérios, especialmente aqueles relacionados ao coração.

Além disso, pode ajudar com uma infinidade de problemas de saúde e é tão fácil quanto fazer uma simples caminhada. Por isso, tente trabalhar a atividade física em sua rotina diária, um passo de cada vez.

Leia também::: Testosterona é indicada para mulheres?

Comece devagar

Se você não tiver tempo para 15 ou 30 minutos de exercício, ou se seu corpo lhe disser para fazer uma pausa após 5 ou 10 minutos, por exemplo, tudo bem também. 

Comece com sessões de 5 ou 10 minutos e aumente lentamente seu tempo. Quanto mais você se exercita, mais energia você terá, então, eventualmente, você se sentirá pronto para um pouco mais. 

A chave é se comprometer com alguma atividade física moderada – ainda que pequena – na maioria dos dias. 

À medida que o exercício se torna um hábito, você pode adicionar minutos extras lentamente ou, por exemplo, experimentar diferentes tipos de atividades. 

Se você continuar assim, os benefícios do exercício começarão a valer a pena. Mas lembre-se também de consultar seu médico: ele saberá dizer quais atividades você pode fazer.

Por fim, espero que tenham gostado do artigo sobre exercício físico como medicamento, confiram ainda o vídeo que gravei para o meu canal do Youtube onde falo sobre como os exercícios também ajudam para a saúde intestinal. É só dar o play abaixo!