You are currently viewing Testosterona é indicada para mulheres?

Testosterona é indicada para mulheres?

A maioria das conversas em torno da reposição de testosterona geralmente é sobre homens. Mas sabiam que a testosterona para mulheres também é indicada? 

A testosterona, um dos principais hormônios sexuais do corpo da mulher, ajuda muitas funções corporais a funcionar corretamente, incluindo seu desejo sexual, energia e humor. 

Mas devido ao seu papel crucial na vida cotidiana, as mulheres podem querer saber se têm ou não testosterona mais baixa do que o normal e, em caso afirmativo, explorar possíveis opções de tratamento.

No artigo que preparei abaixo, falo mais sobre a testosterona para mulheres, e quando ela é indicada. Siga a leitura e confira!

As mulheres têm testosterona?

As mulheres muitas vezes não entendem que a testosterona é um dos nossos principais hormônios. Não temos apenas estrogênio. Na verdade, temos vários hormônios diferentes, que quando em equilíbrio, nos tornam extremamente saudáveis.

Afinal, a testosterona no corpo feminino está, na verdade, em níveis mais altos do que o estrogênio em nossos corpos durante a maior parte de nossa vida. 

Mas uma exceção a isso seria durante a gravidez, quando os níveis de estradiol, os níveis de estrogênio ficam muito, muito altos para apoiar nossos corpos nesse processo.

A testosterona para mulheres suporta nossa sensação de bem-estar. Ele nos dá energia, resistência, e capacidade de manter a massa muscular. Quando mantemos a massa muscular, isso nos ajuda a manter o metabolismo. 

O hormônio é vital para as mulheres em termos de libido e função sexual. Aliás, ela é realmente muito importante para a sensibilidade do clitóris no corpo feminino. 

Por fim, a testosterona é muito importante para nós em termos de colágeno, espessura da pele. Ou seja, você notará na mulher envelhecida que há muito mais enrugamento da pele. A pele fica muito mais fina, e isso se deve, novamente, à falta de colágeno, relacionada à falta de testosterona.

Leia também::: O que acontece com seu corpo se você não dorme o suficiente?

Sintomas de testosterona baixa

Os sintomas de baixa testosterona em mulheres (também chamados de baixo andrógeno) incluem perda de interesse sexual, depressão, motivação reduzida, cansaço e ganho de peso. 

No entanto, uma paciente deve trabalhar com seu médico para ter certeza de que a baixa testosterona é a causa raiz desses problemas. 

Além disso, certas outras condições, como hipotireoidismo, deficiência de ferro, entre outras, podem apresentar sintomas semelhantes. 

A melhor maneira de testar a baixa testosterona é através de um exame de sangue. Existe algum consenso de que os níveis de testosterona devem estar entre 15-75 ng/dL. 

Em contrapartida, alguns especialistas em reposição hormonal até defendem níveis mais altos de T em mulheres — recomendando um nível de testosterona que deve ser 10-20% dos níveis ideais de testosterona masculina (750-1000 ng/dL).

Leia também::: 5 pilares para uma vida em equilíbrio

Quando ela deve ser reposta?

Além dos benefícios imediatos de melhora da pele, cabelo, humor e energia, a terapia com testosterona para mulheres também desempenha um papel vital na saúde geral e na longevidade.

Mas a reposição hormonal de testosterona sempre deve seguir a orientação médica, sobre necessidade e dosagem, que é muito particular para cada mulher.

Além disso, é importante estar atento ao que ocasionou os baixos níveis de testosterona para mulheres. Alguns fatores incluem a idade, a falta de atividades físicas, má alimentação, entre outros.

Por fim, espero que tenham compreendido quando a testosterona para mulheres é indicada, e qual sua importância no organismo feminino. E sobre o tema, também gravei um vídeo para meu canal do Youtube e que você pode conferir logo abaixo!

Deixe um comentário