You are currently viewing Quais são os benefícios da chlorella para a saúde?

Quais são os benefícios da chlorella para a saúde?

Chlorella é uma alga unicelular de água doce, nativa de Taiwan e do Japão, e muito usada na alimentação como suplemento. 

É naturalmente rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Os benefícios relatados incluem aumentar a contagem de anticorpos, promover a perda de peso e combater o câncer e outras doenças.

A chlorella contém uma variedade de nutrientes, incluindo proteínas, ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais, incluindo antioxidantes.

Ou seja, não é à toa que essa alga seja relatada como um superalimento e que pode se tornar um suplemento essencial para sua alimentação.

Para saber mais detalhadamente sobre os benefícios da chlorella para a saúde, confira o artigo que produzi abaixo com muito carinho!

Benefícios para a saúde

A chlorella tem uma parede celular dura e rígida que a torna difícil de digerir em sua forma natural. Por isso, ela precisa ser processada para tornar seus nutrientes digeríveis em nossa alimentação.

A chlorella é promissora como fonte de proteína, mas pode ter outros benefícios para a saúde, tais como:

Melhora do sistema imunológico

Um estudo examinou como a chlorella afeta o sistema imunológico dos humanos. Para isso, 30 coreanos que tomaram 5g de chlorella (comprimidos) por 8 semanas passaram por várias mudanças biológicas que sugeriram que a alga pode fortalecer o sistema imunológico.

Proteção contra demência

Além disso, em outro estudo com ratos de 2009 descobriu que a chlorella desempenhou um papel significativo na prevenção do declínio mental relacionado à idade. Isso pode ser devido aos efeitos antioxidantes da clorela no cérebro.

Durante a gravidez

A clorela contém ferro, ácido fólico e vitamina B-12. Alguns pesquisadores sugeriram que ele pode reduzir a pressão alta durante a gravidez, responsável pela pré-eclâmpsia.

Além disso, no estudo, 32 mulheres japonesas que tomaram suplementos diários de chlorella das semanas 12–18 de gravidez tiveram níveis mais baixos de anemia e menos sinais de hipertensão induzida pela gravidez do que aquelas que tomaram um placebo.

Mas toda mulher deve sempre falar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento durante a gravidez. Alguns produtos podem representar um risco para a mulher grávida e o feto.

Mais resistência

A saber, em um estudo de 2014, os pesquisadores observaram como a ingestão de 15 comprimidos de chlorella duas vezes ao dia durante 4 semanas afetou a ingestão máxima de oxigênio em humanos. Dez jovens tomaram chlorella ou um placebo.

Dessa forma, aqueles que tomaram chlorella observaram um aumento na ingestão máxima de oxigênio, indicando que a chlorella pode ajudar a aumentar a capacidade de resistência aeróbia. 

Leia também::: Ômega 3: Gordura repleta de benefícios

Auxilia na desintoxicação por metais pesados

A chlorella tem recebido atenção também por sua capacidade de ajudar o corpo a se “desintoxicar”. Ou seja, estudos indicam que é eficaz em ajudar a remover metais pesados ​​e outros compostos prejudiciais do corpo.

Os metais pesados ​​incluem alguns elementos essenciais em pequenas quantidades, como ferro e cobre, mas esses e outros metais pesados ​​como cádmio e chumbo podem ser tóxicos em quantidades maiores.

Vale lembrar que as pessoas podem ficar expostas a metais pesados ​​por meio da poluição ou de certos trabalhos, como a mineração, por exemplo.

Além disso, a chlorella demonstrou ajudar a reduzir a quantidade de outros produtos químicos prejudiciais que às vezes são encontrados nos alimentos. 

Um deles é a dioxina, um disruptor endócrino que pode contaminar os animais durante seu processo de criação.

Com base nessas evidências, parece que a chlorella pode ajudar a aumentar a capacidade natural do corpo de eliminar as toxinas.

Leia também::: Os benefícios da fitoterapia na perda de peso

Converse com seu médico

Os benefícios da chlorella para a saúde são inúmeros, mas antes de incluir esse suplemento na sua alimentação, converse com seu médico. Ele saberá indicar as doses ideais para você.

Além disso, como é algo natural, ela é bastante benéfica ao organismo e rica em outras vitaminas e minerais, tais como Niacina, Fibras Alimentares, Carotenóides e Antioxidantes.

Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre os benefícios da chlorella para a saúde quando inserido como suplemento na alimentação. E para mais dicas e informações, siga também meu canal no Youtube!

Deixe um comentário