You are currently viewing Os benefícios da fitoterapia na perda de peso

Os benefícios da fitoterapia na perda de peso

Todo mundo está procurando aquela pílula mágica para ajudá-los a perder peso. Mesmo que ela não exista, a fitoterapia pode ajudar a melhorar o seu metabolismo e ajudar na perda de peso. 

Existem algumas ervas para aumentar o metabolismo e reduzir o peso corporal. Elas fornecem um efeito termogênico. Outras reduzem a fome, então você pode reduzir naturalmente o consumo de calorias.

Dessa forma, como acontece com qualquer medicamento à base de ervas, essas fórmulas devem ser usadas de maneira adequada para maximizar seus esforços para perder peso, minimizando os efeitos colaterais indesejados. 

Quando os fitoterápicos se aliam com uma dieta e um programa de exercícios, é possível perder peso e alcançar excelentes resultados.

Como aumentar seu metabolismo

O metabolismo são as reações químicas que permitem ao corpo extrair energia dos alimentos. 

Simplificando, o metabolismo é a taxa na qual suas calorias são consumidas, quebradas em energia utilizável e então usadas pelo corpo. Mas, existem várias coisas que podem afetar seu metabolismo. 

Por exemplo, o tamanho do seu corpo, sexo, idade e genes afetam o seu metabolismo. Outras formas de aumentar seu metabolismo pode ser por meio do:

Aumento da massa muscular 

Por exemplo, as células musculares precisam de mais energia do que as células de gordura, o que significa que os indivíduos com mais músculos normalmente têm um metabolismo mais rápido.

Hormônios sexuais 

Outrossim, a testosterona geralmente leva a mais massa muscular e menos gordura corporal, o que significa que os homens costumam ter um metabolismo mais rápido do que as mulheres.

Idade 

Com a idade, você pode começar a perder músculos, o que pode fazer com que seu metabolismo fique mais lento. Na verdade, seu metabolismo diminui  de 5% a 10% a cada década.

Uma das melhores maneiras de aumentar o metabolismo e ajudar nos esforços para perder peso é incluir exercícios em sua rotina diária. 

Conforme você constrói músculos, seu metabolismo recebe um aumento significativo. Tente fazer pelo menos 60 minutos de exercícios todos os dias para maximizar seus esforços para perder peso. 

No início, pode parecer impossível completar 60 minutos de exercício, por isso pode ser melhor dividir o exercício em três rajadas de 20 minutos.

Leia também::: Qual a diferença entre fome e vontade de comer?

Fitoterapia e perda de peso

Se você já tentou seguir uma dieta restrita, sabe como é difícil mantê-la. Mas, uma forma de garantir que você siga uma dieta alimentar é preparar alimentos deliciosos e nutritivos. 

A fitoterapia e os condimentos não só dão sabor aos alimentos, mas também ajudam nos esforços para perder peso. 

Existem algumas delas que podem aumentar o seu metabolismo e ajudá-lo a perder o excesso de peso.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria amarela brilhante, apreciada por seu sabor, cor e propriedades medicinais. 

O composto ativo da cúrcuma é a curcumina. A curcumina aumenta a perda de gordura, diminui a gordura da barriga e aumenta seus esforços para perder peso. 

A curcumina bloqueia a síntese de gordura. A cúrcuma é considerada uma especiaria que aquece. Isso significa que aumenta a temperatura do corpo para aumentar os níveis de metabolismo.

Além disso, a cúrcuma fornece propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação sistêmica. Ele também pode suprimir o crescimento do tecido adiposo e regular os níveis de glicose, reduzindo a resistência à insulina. 

Finalmente, a cúrcuma aumenta a produção de bile, que o corpo usa para emulsificar a gordura.

Gengibre

O gengibre tem sido usada na medicina tradicional chinesa há séculos. O principal composto do gengibre é o gingerol e fornece muitas das propriedades medicinais encontradas nesta erva potente, mas deliciosa.

O gengibre oferece efeitos anti-inflamatórios poderosos e ajuda a reduzir o estresse oxidativo no corpo. 

Suplementos de gengibre podem ajudar a reduzir significativamente o peso corporal e a proporção cintura-quadril. 

O gengibre também ajuda a reduzir o IMC e os níveis de insulina. A pesquisa  mostrou que o gengibre aumenta o metabolismo enquanto reduz a inflamação sistêmica.

Orégano

Orégano é uma erva potente e perfumada usada na culinária italiana. Esta deliciosa erva tem compostos e antioxidantes poderosos que podem ajudá-lo a perder peso e a se sentir bem. 

O orégano contém terpenóides, terpenos e fenóis, incluindo carvacrol, timol e ácido rosmarínico.

Carvacrol pode aumentar seus esforços para perder peso. Isto é, ele age afetando proteínas e genes específicos do corpo que são responsáveis ​​pelo controle da síntese de gordura. 

O orégano também ajuda a reduzir a inflamação sistêmica e a dor, para que você possa se exercitar mais.

Ginseng

O ginseng é outra erva comumente usada na medicina alternativa.

O ginseng pode ajudar a impulsionar o metabolismo e auxiliar na perda de peso. Além disso, quando combinado com exercícios diários e uma dieta saudável, você perde mais gordura corporal e peso do que aqueles que dependem apenas de exercícios e dieta alimentar.

O ginseng afeta o metabolismo da gordura e do colesterol por meio de seus efeitos na adiponectina, leptina e insulina. 

Por exemplo, os compostos ativos do ginseng (ginsenosídeos) estimulam a perda de gordura em nível molecular, o que ajuda a diminuir a fome e a manter os níveis de insulina. 

Finalmente, o ginseng aumenta seus níveis de energia e reduz a fadiga. Ou seja, quando tomado regularmente, o  sistema de desintoxicação do seu corpo se torna mais eficiente na eliminação dos radicais livres do corpo e na redução do estresse oxidativo.

Leia também::: Como manter a saúde intestinal de forma natural?

Melhore sua qualidade de vida

É importante saber que a fitoterapia pode fornecer muitos benefícios medicinais, além de melhorar o sabor dos alimentos. 

Portanto, ervas como cúrcuma, ginseng e orégano ajudam a aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura, aumentar o metabolismo e reduzir os desejos.

Mas como frisei, é importante também sempre manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos. A perda de peso só é alcançada com a somatória desses elementos. E os fitoterápicos podem auxiliar no processo.

Portanto, espero que tenha gostado do artigo sobre fitoterapia e perda de peso, e caso queira acompanhar outras dicas e informações sobre saúde, confira meu canal do Youtube!

Deixe uma resposta