Você está visualizando atualmente Qual a relação entre hormônios e dificuldade para emagrecer?

Qual a relação entre hormônios e dificuldade para emagrecer?

O ganho de peso não é apenas um problema associado à comida que você come ou quanto você se exercita. Também há uma relação bastante próxima entre hormônios e emagrecimento. 

Se você notou que está passando por alterações hormonais e/ou flutuações de peso, pode ser útil discutir esses problemas com seu médico.

Ele poderá investigar por meio de exames como estão seus hormônios, se há algum desequilíbrio, e então fazer o tratamento mais adequado.

E para falar mais sobre esta relação entre hormônios e emagrecimento, preparei o artigo que compartilho abaixo. Confira e tire suas dúvidas!

A ligação entre seu peso e seus hormônios

Muitas vezes, a perda ou ganho de peso de uma pessoa é imediatamente atribuída a uma mudança na dieta ou nos hábitos de exercício. Se você perceber que ganhou alguns quilos, pode ficar frustrado consigo mesmo e começar a se exercitar mais. 

Por outro lado, se a balança disser que você está mais leve que o normal, você pode se parabenizar por comer melhor. Muitas vezes, no entanto, maiores flutuações de peso são devidas a uma alteração ou desequilíbrio hormonal, algo em que muitas pessoas nem pensam.

De acordo com estudos, as alterações hormonais podem influenciar o apetite, incluindo o quanto você come e o que deseja. Eles também podem fazer com que você armazene mais ou menos gordura em seu corpo, dependendo do equilíbrio. 

Como tal, simplesmente dizer que você deve “se exercitar e comer direito” nem sempre é suficiente para criar uma diferença real em sua vida, especialmente se seus hormônios estão envolvidos em sua perda ou ganho de peso.

Leia também::: Qual a relação entre colesterol e menopausa?

Hormônios que afetam seu peso

Um grande número de hormônios importantes para o seu corpo pode afetar significativamente seu peso. 

Pode ajudar conversar com seu médico sobre suas preocupações com o peso e descobrir se, talvez, seus níveis hormonais podem estar desequilibrados o suficiente para levar ao problema. Abaixo, você encontrará alguns dos hormônios mais comuns que podem causar flutuações de peso.  

Insulina

A insulina é o hormônio que diz ao seu corpo para armazenar gordura. Às vezes, seus estoques de insulina podem aumentar, mesmo se você não estiver lutando contra o diabetes. 

Evitar alimentos açucarados e não comer demais são ótimas maneiras de ajudar a manter sua insulina sob controle. Você também pode comer mais proteína e beber chá-verde para obter efeitos satisfatórios.

Leptina

A leptina é o hormônio que faz você se sentir satisfeito. Infelizmente, aqueles que já são obesos às vezes têm problemas com a leptina não funcionando como deveria. 

Isso pode dificultar a perda de peso, mesmo se você estiver fazendo o que seu médico lhe diz, como comer direito e se exercitar. 

As maneiras de melhorar a sensibilidade à leptina do seu corpo são evitar alimentos inflamatórios, comer mais peixes gordurosos e dormir pelo menos sete horas por noite.

Cortisol

O cortisol é frequentemente conhecido como o hormônio do estresse porque é liberado quando seu corpo está sob estresse. 

Se seus níveis de cortisol são cronicamente altos, pode ser difícil minimizar os hábitos alimentares demais. Mesmo aqueles que conseguem evitar esse problema ainda podem ter problemas para perder peso. 

Para reduzir os níveis de cortisol, é importante praticar a atenção plena, evitar o estresse, fazer uma dieta balanceada que não envolva cortar calorias de forma extrema e dormir pelo menos sete horas por noite.

Estrogênio

O estrogênio, o hormônio sexual feminino, pode causar ganho de peso, seja extremamente alto ou extremamente baixo. 

Algumas maneiras de gerenciar seu estrogênio são obter muita fibra em sua dieta, comer mais vegetais crucíferos, exercitar-se com mais frequência e adicionar sementes de linhaça à sua dieta.

Hormônios e emagrecimento

Novamente, mesmo que você esteja fazendo tudo certo e utilizando essas dicas para tentar manter seus hormônios em equilíbrio, você ainda pode precisar de alguma ajuda do seu médico. 

Verificar seus níveis hormonais para descobrir quais são mais altos ou mais baixos e quais podem exigir mais equilíbrio pode ajudar. 

Dessa forma, você saberá o que está gerando seu ganho ou perda de peso e como pode gerenciar melhor o problema em casa e com a ajuda do seu médico. 

Leia também::: O que é a endometriose? Conheça sintomas e tratamento

Hormônios são vida

Como viu, mais que comer bem e praticar exercícios físicos regularmente, procurar manter seus hormônios em equilíbrio é fundamental para quem deseja manter um peso saudável.

Por isso, siga as dicas que compartilhei acima e, se perceber dificuldades em emagrecer ou muitas flutuações no seu peso, comunique isso ao seu médico.

Por fim, espero que a relação entre hormônios e emagrecimento tenha sido clara e, para mais dicas e muita informação sobre este e muitos outros temas voltados à melhor qualidade de vida, siga meu canal do YouTube!