You are currently viewing Açúcar na alimentação realmente faz mal?

Açúcar na alimentação realmente faz mal?

Os açúcares são um tipo de carboidrato simples que ocorre naturalmente em alguns alimentos e bebidas. E quando adicionado à alimentação, causa sérios problemas.

Consumir muito açúcar pode causar problemas de saúde, como aumentar o risco de ganho de peso, diabetes, cáries dentárias e muito mais.

Muitos produtos alimentares saudáveis, como laticínios, vegetais e frutas, contêm açúcares naturalmente. O açúcar desses alimentos confere-lhes um sabor mais doce.

No entanto, os fabricantes tendem a adicionar açúcar a alimentos industrializados. São esses açúcares adicionados, ou açúcares refinados, que causam problemas de saúde. E não importa se é o açúcar branco, o demerara, o açúcar de coco. Todos fazem mal.

Ao contrário dos alimentos e bebidas que contêm açúcar naturalmente, aqueles com adição de açúcar não fornecem valor nutricional. 

Eles também são uma fonte de energia pobre, pois o corpo digere o açúcar refinado muito rapidamente. Consumir muito pode causar problemas de saúde ao longo do tempo.

Abaixo, separei algumas informações de como o açúcar adicionado à alimentação pode ser um grande vilão à nossa saúde. Confira!

Sem valor nutricional

O açúcar é uma caloria vazia. Adicioná-lo à alimentação e bebidas aumenta significativamente seu conteúdo calórico sem adicionar nenhum benefício nutricional. 

O corpo geralmente digere esses alimentos e bebidas rapidamente. Isso significa que eles não são uma boa fonte de energia.

Os produtos que contêm açúcar naturalmente são diferentes. Por exemplo, frutas e laticínios contêm açúcares naturais. O corpo digere esses alimentos em um ritmo mais lento, tornando-os uma fonte duradoura de energia.

Esses produtos também tendem a conter outros nutrientes. Por exemplo, eles também contêm fibras e uma variedade de vitaminas e minerais.

O consumo de calorias vazias prejudica os benefícios à saúde do consumo de outros alimentos e bebidas que possuem valor nutricional. 

Também pode causar desequilíbrios, nos quais os déficits de nutrientes podem levar a mais complicações de saúde.

Leia também::: Ômega 3: Gordura repleta de benefícios

Ganho de peso

Um risco significativo de consumir excesso de açúcar na dieta é o ganho de peso. Na maioria dos casos, os alimentos e bebidas açucarados são ricos em calorias. 

Consumir muitos desses produtos pode levar ao ganho de peso, mesmo com exercícios regulares. É forte a evidência mostrando que o excesso de açúcar na dieta é uma causa do ganho de peso.

Como o corpo geralmente digere produtos que contêm açúcares adicionados mais rapidamente, eles não compensam a fome por muito tempo. 

Isso pode levar a uma alimentação mais regular ao longo do dia e a uma maior ingestão de calorias em geral.

Existem também algumas evidências que sugerem que o açúcar pode afetar as vias biológicas que regulam a fome.

Leptina é um hormônio que regula a fome determinando quanta energia o corpo necessita. A interrupção do funcionamento da leptina pode levar ao ganho de peso e obesidade.

Um estudo de 2011 revelou que uma dieta rica em gordura e açúcar pode levar à resistência à leptina. 

A resistência à leptina ocorre quando o corpo não responde mais à leptina corretamente. Os autores do estudo descobriram que a remoção do açúcar da dieta reverteu a resistência à leptina.

Diabetes

As dietas ricas em açúcar são também ricas em calorias. Isso pode aumentar o risco de diabetes. As bebidas açucaradas são particularmente problemáticas.

Por exemplo, uma meta-análise de dados de 310.819 pessoas descobriu que aqueles com alto consumo de bebidas açucaradas tinham um risco 26% maior de diabetes tipo 2 do que aqueles com baixo consumo. 

O estudo definiu “alto consumo” como entre uma e duas bebidas açucaradas por dia.

Doença cardíaca

As dietas ricas em açúcar podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Além disso, o resultado de um estudo de 15 anos sugere que pessoas com muito açúcar adicionado em sua alimentação têm uma probabilidade significativamente maior de morrer de doenças cardíacas do que pessoas com quantidades mínimas de açúcar adicionado em sua dieta.

Novamente, a pesquisa sugere que as bebidas açucaradas podem ser particularmente problemáticas para aumentar o risco de doenças cardíacas. 

Essa associação pode ocorrer porque as bebidas açucaradas são ricas em calorias, não afetam a fome e fornecem uma quantidade insuficiente de energia.

Leia também::: Jejum intermitente faz bem?

Evite o açúcar na sua alimentação

Comer muito açúcar refinado pode ter muitos efeitos negativos para a saúde. Ou seja, o excesso de alimentos e bebidas adoçados pode levar ao ganho de peso, problemas de açúcar no sangue e aumento do risco de doenças cardíacas, entre outras condições perigosas.

Portanto, o açúcar deve ser eliminado sempre que possível, o que é fácil quando você segue uma dieta saudável baseada em alimentos integrais.

Para saber mais sobre os problemas do açúcar na alimentação, confira também o vídeo que preparei para meu canal no Youtube dando o play abaixo!

Deixe um comentário