You are currently viewing Você sabe qual o melhor método contraceptivo?

Você sabe qual o melhor método contraceptivo?

Muitas mulheres usam anticoncepcional e não sabem o mal que esse método contraceptivo pode causar para a saúde. 

Os anticoncepcionais são prescritos como tratamento de síndrome dos ovários policísticos (SOP), de endometriose, tratamento de acne e como a única via para evitar a gestação.

E essa prática pode estar prejudicando sua saúde. Quem comprova isso são estudos e práticas médicas mostram que esses os hormônios trabalham a favor da vida. 

E os anticoncepcionais fármacos sintéticos que tem nome de hormônios, bloqueiam os nossos hormônios.  Como isso pode ser algo bom? 

Por isso, preparei o artigo abaixo no qual falo mais sobre este método contraceptivo, e apresento qual a melhor indicação. Vamos conferir!

Como os anticoncepcionais agem no corpo?

A maioria dos anticoncepcionais orais é feita com combinações de estrogênio sintético e progestogênio, uma forma sintética do hormônio progesterona. 

Após a ingestão da pílula, esses hormônios sintéticos entram no cérebro e atuam como desreguladores endócrinos, interferindo no processo de sinalização necessário à ovulação. 

Mas em particular, eles evitam que o hipotálamo envie sinais à glândula pituitária (que regula seus hormônios) para secretar os hormônios que causam a liberação de um óvulo. 

Além disso, no caso improvável de ovulação ocorrer e um óvulo ser fertilizado, o progestágeno sintético afina o revestimento uterino, tornando mais provável que o óvulo seja eliminado.

Leia também::: Anticoncepcional faz mal?

Qual o melhor método contraceptivo?

A única maneira 100% infalível de não engravidar é não fazer sexo vaginal ou se envolver em qualquer atividade sexual em que o esperma entre em contato com a vulva ou na vagina.

Mas se você vai fazer sexo vaginal, então a melhor maneira de prevenir a gravidez é usar um método eficaz de controle de natalidade. E entre os mais seguros e livres de hormônios para o corpo da mulher está o DIU (dispositivo intrauterino).

O DIU é um pequeno dispositivo que é colocado no útero para evitar a gravidez. É durável, reversível e um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existem.

Em resumo, ele é um pequeno pedaço de plástico flexível em forma de T e é envolto em um fino fio de cobre e protege você contra a gravidez por até 12 anos.

Como funciona o DIU?

O DIU de cobre previne a gravidez, alterando a maneira como os espermatozoides se movem para que não possam alcançar o óvulo. Se o esperma não atingir o óvulo, a gravidez não pode ocorrer.

A saber, o DIU de cobre inibe o avanço dos espermatozoides, tornando praticamente impossível para eles alcançarem o óvulo.

Uma coisa maravilhosa sobre os DIUs é que eles duram anos, mas não são permanentes. Além disso, se você decidir engravidar ou simplesmente não quiser mais usar o DIU, pode removê-lo de maneira fácil e rápida em um consultório médico. 

E você pode engravidar imediatamente após a remoção do dispositivo.

Leia também::: Açúcar faz mal ao nosso organismo?

Mude sua vida!

Abandonar a pílula não é necessariamente uma solução rápida. Aliás, algumas mulheres experimentam uma erupção de sintomas — incluindo alterações de humor, ansiedade e depressão — nos meses seguintes à interrupção do controle hormonal da natalidade. 

Mas ao aderir a um método contraceptivo livre de hormônios, seu corpo sentirá todos os benefícios da mudança, que lhe acompanharão para o restante da vida.

Por fim, antes de aderir a um método contraceptivo, converse com seu médico sobre os prós e contras de cada método, e como ele impacta em seu organismo em longo prazo.

Espero que tenham gostado do artigo sobre qual o melhor método contraceptivo, e abaixo compartilho com vocês um vídeo que gravei para meu canal do Youtube onde falo mais sobre o tema!