You are currently viewing Tomar café em jejum faz mal?

Tomar café em jejum faz mal?

Uma prática bastante comum para algumas pessoas é tomar café em jejum. O problema é que este hábito pode prejudicar sua saúde.

Sei que muita gente não vive sem seu café e muito se fala sobre os benefícios e os malefícios da bebida.

Mas para você entender se café faz mal para a saúde é preciso entender primeiro que cada corpo é um corpo. O que pode ser bom para mim, pode não se tão bom assim para você. 

E falando do café em jejum, existem particularidades que podem fazer dele um vilão na sua saúde. Para entender mais, confira o artigo que preparei abaixo!

O café e o cortisol

É que beber café com o estômago vazio pode aumentar os níveis do hormônio do estresse cortisol.

O cortisol é produzido pelas glândulas supra-renais e ajuda a regular o metabolismo, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. 

No entanto, níveis cronicamente excessivos podem desencadear problemas de saúde, incluindo perda óssea, pressão alta, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Os níveis de cortisol atingem naturalmente o pico na hora em que você acorda, diminuem ao longo do dia e atingem o pico novamente durante as primeiras fases do sono.

Curiosamente, o café estimula a produção de cortisol. Assim, beber logo pela manhã, quando os níveis de cortisol já estão altos, pode ser perigoso.

Leia também::: Como nossa mente pode ajudar na cura de doenças?

Alteração da química cerebral

O café também pode ter alguns efeitos colaterais negativos, independentemente de você beber com o estômago vazio.

Por exemplo, a cafeína pode ser viciante, e a genética de algumas pessoas pode torná-las particularmente sensíveis a ela.

Isso porque a ingestão regular de café pode alterar a química do cérebro, exigindo quantidades progressivamente maiores de cafeína para produzir os mesmos efeitos.

Como seus efeitos podem durar até 7 horas em adultos, o café também pode atrapalhar seu sono, principalmente se você beber no final do dia.

Finalmente, a cafeína pode atravessar facilmente a placenta e seus efeitos podem durar até 16 horas a mais do que o normal em mulheres grávidas e seus bebês. 

Portanto, as mulheres grávidas devem limitar sua ingestão de café a 1-2 xícaras por dia, mas o ideal é cortá-lo totalmente durante a gestação.

Leia também::: Quais são os riscos da automedicação?

Café em jejum

Como apresentei até aqui, o café em jejum pode desencadear uma reação no organismo aumentando os níveis de cortisol no corpo. E esse excesso pode causar outros problemas de saúde.

Portanto, o ideal é evitar tomar café em jejum. Para isso, adote hábitos mais saudáveis de desjejum matinal. Seu corpo lhe agradecerá!

Por fim, para aprofundar um pouquinho mais o tema, também preparei um vídeo para o meu canal do Youtube, e que compartilho logo abaixo. É só dar o play para assistir!