You are currently viewing 7 medicamentos naturais para vencer a insônia

7 medicamentos naturais para vencer a insônia

A insônia é um distúrbio do sono comum em que uma pessoa tem dificuldade em adormecer. Por isso, buscar medicamentos naturais para vencer a insônia pode ser uma excelente alternativa para quem luta contra este problema.

As pessoas que sofrem deste distúrbio não dormem o suficiente e muitas vezes não se sentem revigoradas quando acordam. 

A falta de sono profundo é acompanhada por outros problemas, como fadiga, dificuldade de concentração, alterações de humor e diminuição do desempenho no trabalho, entre diversos outros problemas que impactam diretamente no seu organismo.

No artigo abaixo, preparei uma lista com 7 medicamentos naturais para vencer a insônia. Siga a leitura e confira!

1. Valeriana

A valeriana é uma erva nativa da Ásia e da Europa. Sua raiz é comumente usada como tratamento natural para sintomas de ansiedade, depressão e menopausa.

Mulheres na menopausa e pós-menopausa viram a qualidade do sono e os sintomas do distúrbio do sono melhorarem após tomar valeriana, de acordo com estudos controlados randomizados.

Revisões de literatura mais antigas também relataram que 300-900 mg de valeriana, tomados imediatamente antes de dormir, podem melhorar a qualidade do sono.

2. Magnésio

O magnésio é um mineral envolvido em centenas de processos no corpo humano e é importante para a função cerebral e a saúde do coração.

Além disso, o magnésio pode ajudar a acalmar a mente e o corpo, tornando mais fácil adormecer.

Estudos mostram que o efeito relaxante do magnésio pode ser parcialmente devido à sua capacidade de regular a produção de melatonina. O magnésio é conhecido por relaxar os músculos e induzir o sono.

3. Lavanda

A planta de lavanda pode ser encontrada em quase todos os continentes. Produz flores roxas que, quando secas, têm uma variedade de usos domésticos. Além disso, acredita-se que a fragrância calmante da lavanda melhora o sono.

De fato, vários estudos mostram que simplesmente cheirar o óleo de lavanda pouco antes de dormir pode ser suficiente para melhorar a qualidade do sono. 

Este efeito parece particularmente forte naqueles com insônia leve, especialmente em pessoas jovens.

Leia também::: Benefícios da dieta da longevidade e como ela funciona

4. Maracujá

Maracujá é um medicamento herbal popular para insônia. Os efeitos promotores do sono do maracujá foram demonstrados em estudos

Por exemplo, um estudo em humanos comparou os efeitos de um chá de maracujá com os de um chá placebo feito de folhas de salsa.

Os participantes beberam cada chá cerca de 1 hora antes de dormir por um período de 1 semana, fazendo um intervalo de 1 semana entre os dois chás. 

Cada saquinho de chá foi deixado em infusão por 10 minutos, e os pesquisadores fizeram medições objetivas da qualidade do sono.

Mas, quando os participantes foram solicitados a avaliar sua qualidade de sono, eles avaliaram cerca de 5% mais após a semana do chá de maracujá em comparação com a semana do chá de salsa.

5. Glicina

A glicina é um aminoácido que desempenha um papel importante no sistema nervoso. Estudos mostram que também pode ajudar a melhorar o sono.

Exatamente como isso funciona é não se sabe, mas acredita-se que a glicina atue em parte diminuindo a temperatura corporal na hora de dormir, sinalizando que é hora de desligar.

Você pode aumentar sua ingestão de glicina comendo alimentos ricos no nutriente, incluindo:

  • produtos de origem animal, como carne, ovos, aves e peixes
  • feijões
  • espinafre
  • couve
  • repolho
  • frutas como banana e kiwi

6. Meditação 

Os efeitos positivos da atenção plena no bem-estar estão bem documentados e incluem redução do estresse, aumento da resiliência, melhora do humor e até aumento da imunidade. No entanto, a atenção plena também pode ter um efeito de melhoria no sono.

Um estudo sobre técnicas de atenção plena em pessoas com insônia crônica descobriu que as intervenções de meditação consciente reduziram o tempo total de vigília nas pessoas. Mas os autores do estudo recomendaram a atenção plena como uma alternativa viável de tratamento aos tratamentos tradicionais.

7. Exercício regular

O exercício regular aumenta o bem-estar, o humor e os níveis de condicionamento físico e pode até ajudar as pessoas a ter uma melhor noite de sono. 

Por exemplo, um estudo descobriu que 150 minutos de exercício por semana melhorou significativamente os sintomas de insônia para os participantes e reduziu a depressão e a ansiedade, que têm um efeito indireto no sono.

A atividade física pode ser uma caminhada, natação ou ioga. Exercitar-se ao ar livre também expõe o corpo à luz natural, o que é importante para estabelecer um bom ciclo sono-vigília.

Leia também::: A surpreendente relação entre o sono e a expectativa de vida

Pratique também a higiene do sono

Como dica final, é fundamental praticamos a chamada “higiene do sono” antes de dormir. Para isso, recomenda-se: 

  • ter uma rotina consistente na hora de dormir, o que significa ir para a cama no mesmo horário à noite e levantar no mesmo horário pela manhã, mesmo nos fins de semana
  • evitar telas, notebooks, telefones celulares e TVs pelo menos uma hora antes de dormir
  • manter o quarto escuro e silencioso com luzes totalmente apagadas, cortinas grossas
  • usar o quarto apenas para dormir 
  • certificar-se de que colchões, travesseiros e cobertores são confortáveis
  • evitar álcool, nicotina e bebidas com cafeína à noite
  • tomar um banho quente cerca de 1,5 horas antes de dormir
  • abster-se de comer grandes refeições tarde da noite

Pessoas com insônia podem se beneficiar avaliando seus hábitos e práticas habituais na hora de dormir e incorporando algumas dessas dicas em sua rotina.

E ao aliar um ou mais das dicas de medicamentos naturais para vencer a insônia, tenho certeza que você dormirá cada vez melhor à noite!

Gostou das dicas com medicamentos naturais para vencer a insônia? Então siga também meu canal do Youtube e conheça outras dicas e informações para uma qualidade de vida cada vez melhor!

Deixe um comentário