A enxaqueca em mulheres pode afetar diretamente sua qualidade de vida e seu bem-estar. Por isso, conhecer formas de evitá-las pode fazer toda a diferença!
Uma enxaqueca é muito mais do que apenas uma terrível dor de cabeça. Para ter certeza, ela geralmente envolve uma dor de cabeça dolorosa e latejante, na maioria das vezes em um lado da cabeça, às vezes em ambos.
Mas também é uma doença neurológica incapacitante com uma ampla gama de sintomas, incluindo distúrbios visuais, náuseas e vômitos, tontura, sensibilidade a luzes, ruídos e cheiros e – para alguns – fraqueza temporária de um lado. Os episódios podem durar horas, às vezes até dias.
Para saber mais sobre o motivo da enxaqueca em mulheres ser mais prevalente, e como evitar tais episódios, compartilho o artigo abaixo!
O que é a enxaqueca?
A enxaqueca é enquadrada como uma condição neurológica que causa episódios extremos de dor de cabeça.
Elas ocorrem em função de uma cascata de mudanças que atingem o sistema nervoso e o cérebro, incluindo aí alterações hormonais.
Inclusive, um estudo de 2018 explica que a enxaqueca começa com mudanças no hipotálamo, sistema límbico e áreas corticais do cérebro.
Então, na fase da aura, as pessoas podem experimentar algo semelhante à depressão de expansão cortical, que é quando os nervos do cérebro ficam temporariamente inativos.
Leia também::: Qual a relação entre colesterol e menopausa?
Hormônios e enxaqueca em mulheres
Para mulheres com níveis mais altos de estrogênio, provavelmente podem culpar o hormônio por seus problemas de dor de cabeça.
Níveis flutuantes de estrogênio podem contribuir para o desenvolvimento de dores de cabeça crônicas ou enxaquecas.
O estrogênio regula o sistema reprodutivo feminino e também controla substâncias químicas no cérebro que afetam a sensação de dor. Uma diminuição nos níveis de estrogênio pode causar dor de cabeça, geralmente na forma de enxaqueca, que dura de quatro a 72 horas.
Os níveis hormonais flutuam por várias razões. No entanto, as flutuações hormonais mais intensas acontecem:
Antes da menstruação
Para preparar seu útero para a menstruação, os níveis de estrogênio caem pouco antes de você menstruar. Essa queda pode contribuir para enxaquecas.
Durante a gravidez
Seu nível de estrogênio aumenta rapidamente, principalmente no primeiro trimestre, para ajudar o útero e a placenta a transferir melhor os nutrientes e apoiar o desenvolvimento do bebê.
Após o parto
Após o parto, seu nível de estrogênio cai porque não é mais necessário para sustentar uma gravidez.
Durante a perimenopausa e a menopausa
À medida que seu corpo se prepara para desligar os ovários, ele sofre flutuações nos níveis hormonais.
Como evitar a enxaqueca em mulheres?
Existem maneiras de diminuir sua chance de enxaqueca se você estiver ciente de seus gatilhos.
Embora as causas da enxaqueca não sejam bem compreendidas, os pesquisadores sabem que a genética e o ambiente desempenham um papel importante no processo.
Por isso, conhecer seus gatilhos de enxaqueca pode permitir que você altere aqueles que você pode controlar, ajudando a reduzir o impacto em sua vida ativa.
Vários fatores podem desencadear enxaqueca em mulheres, tais como:
- Mudanças no padrão sono-vigília: dormir demais ou não o suficiente irá desencadear uma enxaqueca.
- Mudanças no ambiente: uma mudança na pressão barométrica ou no clima pode levar a uma enxaqueca.
- Bebidas: álcool, especialmente vinho tinto, e bebidas com alto teor de cafeína, até mesmo café, podem desencadear enxaquecas.
- Aditivos alimentares: o adoçante aspartame e o conservante glutamato monossódico, encontrados em muitas bebidas e alimentos, são desencadeantes da enxaqueca.
- Alimentos: queijos envelhecidos, alimentos salgados, chocolate e alimentos processados podem desencadear enxaquecas.
- Medicação: alguns medicamentos, como vasodilatadores e contraceptivos orais, podem agravar as enxaquecas.
- Sensorial: luzes brilhantes, cheiros fortes (até mesmo fragrâncias), o brilho do sol e sons altos podem desencadear enxaquecas.
- Estresse: o estresse no trabalho ou no trabalho pode causar enxaquecas.
Embora você não possa alterar seu histórico familiar ou sua idade, conhecer seus gatilhos pessoais de enxaqueca pode ajudá-la a tomar medidas preventivas para garantir que você esteja gerenciando suas enxaquecas em vez de adicionar combustível ao fogo.
Leia também::: Tomar café em jejum faz mal?
Tenha um estilo de vida saudável
Manter um estilo de vida saudável é a melhor forma de evitar a enxaqueca em mulheres. Além dos pontos que listei acima, procure manter uma alimentação saudável, não-inflamatória, e procure manter-se hidratada ao longo do dia.
Espero que as dicas sobre como evitar a enxaqueca em mulheres tenha sido útil e, para aprofundar mais sobre o tema, confira também o vídeo que preparei para o meu canal do Youtube e que compartilho logo abaixo!