You are currently viewing Entenda a importância do hormônio GH

Entenda a importância do hormônio GH

O hormônio do crescimento, também conhecido como hormônio GH, alimenta o crescimento infantil e ajuda a manter os tecidos e órgãos ao longo da vida. 

É produzido pela glândula pituitária do tamanho de uma ervilha — localizada na base do cérebro. No entanto, a partir da meia-idade, a hipófise reduz lentamente a quantidade de hormônio do crescimento que produz.

Seus baixos ou altos níveis no corpo humano podem trazer algumas consequências à nossa saúde e desenvolvimento. Por isso, é fundamental que ele esteja equilibrado no nosso organismo.

No artigo abaixo, explico mais sobre a importância do hormônio GH. Vamos conferir?

O que é o hormônio GH?

O hormônio do crescimento humano, que é o hormônio GH, é uma substância que controla o crescimento do seu corpo. 

Ele é produzido pela glândula pituitária, localizada na base do cérebro. O hormônio GH ajuda as crianças a crescerem (também chamado de crescimento linear), aumenta a massa muscular e diminui a gordura corporal.

Tanto em crianças quanto em adultos, o GH também ajuda a controlar o metabolismo do corpo — o processo pelo qual as células transformam os alimentos em energia e produzem outras substâncias de que o corpo necessita.

Se crianças ou adultos têm muito ou pouco GH, eles podem ter problemas de saúde. A deficiência de hormônio do crescimento (muito pouco GH) e alguns outros problemas de saúde podem ser tratados com GH sintético.

Leia também::: Açúcar na alimentação realmente faz mal?

Como ele age no corpo

Os níveis de hormônio do crescimento aumentam durante a infância e atingem o pico durante a puberdade. 

Nesta fase de desenvolvimento, o hormônio do crescimento promove o crescimento dos ossos e cartilagens. 

Ao longo da vida, o hormônio do crescimento regula a gordura, os músculos, os tecidos e os ossos do nosso corpo e outros aspectos do nosso metabolismo, como a ação da insulina e os níveis de açúcar no sangue. 

O hormônio do crescimento estimula nosso fígado a produzir uma substância chamada fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1). Este e outros compostos semelhantes estão envolvidos no crescimento ósseo.

Os níveis de hormônio do crescimento reduzem naturalmente a partir da meia-idade.

O que é deficiência de hormônio do crescimento?

A deficiência de hormônio do crescimento é um problema complexo que pode assumir diferentes formas de paciente para paciente.

O hormônio GH é uma proteína produzida pela glândula pituitária, que está localizada perto da base do cérebro e ligada ao hipotálamo (uma parte do cérebro que ajuda a regular a glândula pituitária). 

Se a hipófise ou o hipotálamo estiverem malformados ou danificados, isso pode significar que a hipófise não consegue produzir o hormônio do crescimento.

Se houver falta de vários hormônios hipofisários na glândula pituitária, a condição é chamada de hipopituitarismo.

Como aumentar a produção de hormônio GH?

Mas o mais importante é trabalhar com seu médico para determinar qual condição subjacente está causando seus baixos níveis de GH e estabelecer se você precisa de terapia com GH. 

As estratégias abaixo são outras medidas que aumentam a produção do hormônio GH:

Exercício

O exercício é um estimulador muito potente da secreção de GH. Por isso, tanto o exercício aeróbio quanto o de resistência resultam em um aumento significativo na secreção de GH, sendo seu nível correlacionado com a intensidade do exercício.

Sono

A secreção de hormônio GH aumenta durante o sono, especialmente durante o estágio de ondas lentas. Ter uma boa noite de sono é sempre uma boa ideia se você deseja alcançar uma saúde ótima. 

Não comer imediatamente antes de dormir

A secreção de GH aumenta durante o sono. No entanto, se a comida for consumida imediatamente antes de dormir, o aumento nos níveis de glicose no sangue levará a um pico de insulina que bloqueará a secreção de hormônio GH. Jantar algumas horas antes de ir para a cama pode ajudar a prevenir esse efeito.

Reduzindo o estresse

Além disso, em um estudo baseado em células, o hormônio do estresse cortisol inibiu a secreção de GH. Como o estresse tem muitos efeitos negativos na saúde geral, é sempre uma boa ideia reduzi-lo. 

Você pode evitar gatilhos estressantes tanto quanto possível e mudar o que seu corpo percebe como estresse por meio de exercícios de respiração profunda e meditação.

Leia também::: Jejum intermitente faz bem?

Cuide do seu corpo!

Mas como fica claro, o hormônio GH é de fundamental importância durante toda nossa vida e desempenha um papel vital no nosso organismo.

Por isso, adotar um estilo de vida saudável, aliado a atividades físicas e boas noites de sono são a melhor forma de manter os níveis ideais desse hormônio.

Portanto, espero que tenha gostado do artigo sobre o hormônio GH e, para saber mais, confira também o vídeo que gravei sobre o tema para o meu canal no Youtube. É só dar o play abaixo!

Deixe um comentário