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Entenda a influência das emoções na saúde

Pessoas com boa saúde emocional estão cientes de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. 

Eles aprenderam maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse e os problemas que fazem parte da vida normal. Eles se sentem bem consigo mesmos e têm relacionamentos saudáveis.

No entanto, muitas coisas que acontecem em sua vida podem perturbar sua saúde emocional. 

Isso pode levar a fortes sentimentos de tristeza, estresse ou ansiedade. Mas mesmo mudanças boas ou desejadas podem ser tão estressantes quanto mudanças indesejadas. 

Desse modo, para entender essa relação dos sentimentos na saúde emocional, preparei o artigo abaixo com informações muito úteis. Vamos conferir?

Relação corpo-mente

Seu corpo responde à maneira como você pensa, sente e age. Este é um tipo de conexão mente-corpo. 

Afinal, quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo reage de uma maneira que pode dizer que algo não está certo. 

Por exemplo, você pode desenvolver pressão alta  ou úlcera no estômago após um evento particularmente estressante, como a morte de um ente querido.

Existem maneiras de melhorar sua saúde emocional. Em primeiro lugar, tente reconhecer suas emoções e entender por que você as está sentindo. 

Em segundo lugar, tente identificar as causas da tristeza, estresse e ansiedade em sua vida pode ajudá-lo a controlar sua saúde emocional.

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Como a saúde emocional é afetada?

Por exemplo, a saúde emocional deficiente pode enfraquecer o sistema imunológico do seu corpo. Em suma, isso aumenta a probabilidade de você pegar resfriados e outras infecções em momentos de dificuldade emocional. 

Além disso, quando você se sente estressado, ansioso ou chateado, pode não cuidar de sua saúde tão bem quanto deveria. 

Você pode não ter vontade de fazer exercícios, comer alimentos nutritivos ou tomar cuidar da sua mente. 

Você pode abusar de álcool, tabaco ou outras drogas. Outros sinais de saúde emocional fraca incluem:

  • dor nas costas
  • mudança no apetite
  • dor no peito
  • prisão de ventre  ou diarreia
  • boca seca
  • cansaço extremo
  • dores de cabeça
  • pressão alta
  • insônia  (dificuldade para dormir)
  • tontura
  • palpitações (a sensação de que seu coração está acelerado)
  • problemas sexuais
  • falta de ar
  • torcicolo
  • suar excessivo
  • dor de estômago
  • ganho ou perda de peso

Como posso melhorar minha saúde emocional?

A saúde emocional é mais um processo do que uma meta. E é provável que você já esteja fazendo algumas coisas que ajudam a fortalecer sua saúde emocional.

Ao ler essas dicas, lembre-se de que saúde emocional nem sempre significa estar de bom humor. É se preparar para lidar com o que é bom, o que é mau e tudo o mais.

1. Pratique a regulação emocional

As emoções podem e às vezes tirarão o melhor de você, mas aprender estratégias de enfrentamento para moderá-las pode ajudá-lo a reagir em vez de reagir a situações perturbadoras.

2. Exercício

Se você está sobrecarregado de estresse no trabalho ou em casa, fazer exercícios regulares pode parecer impossível. Mas dedicar algum tempo à atividade física pode nutrir sua saúde emocional e física.

Dessa forma, procure reservar 30 minutos por dia para algum tipo de atividade física. Mas se você estiver com pouco tempo, encontre intervalos de 10 ou 15 minutos para uma caminhada rápida.

3. Fortaleça as conexões sociais

Seus vínculos com outras pessoas podem ter efeitos poderosos sobre sua saúde física e emocional. Dessa forma, ficar conectado com seus entes queridos pode ser um amortecedor quando você está enfrentando desafios,

Dessa forma, promova essas conexões passando tempo com amigos íntimos e familiares, pessoalmente ou por telefone.

4. Esteja atento

Um crescente corpo de pesquisas relaciona a atenção plena com menos reatividade emocional e maior satisfação no relacionamento.

Mas a atenção plena pode ser tão simples quanto focar em uma coisa de cada vez, tentar uma desintoxicação nas redes sociais ou transformar as tarefas domésticas em uma pausa mental. 

Por isso, o objetivo é ser consistente com a prática da atenção plena e dedicar apenas alguns minutos a algo de que você goste.

5. Tenha um sono de qualidade

Sacrificar o sono o torna mais vulnerável ao estresse e à ansiedade.

Por exemplo, um estudo de 2018 descobriu que a privação de sono leva a pensamentos negativos mais repetitivos. Ou seja, estar excessivamente cansado pode torná-lo mais reativo emocionalmente. 

Essa reatividade emocional pode afetar negativamente sua perspectiva, desempenho e relacionamentos.

Certifique-se de estar sendo consistente com seus horários de sono e de vigília, bem como de otimizar o ambiente do seu quarto para que você descanse o suficiente.

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Tenha uma boa saúde física e emocional

Uma boa saúde emocional é crucial para o seu bem-estar geral. Por exemplo, se você sente que seus pensamentos e emoções estão tirando o melhor de você, cuidar de suas necessidades essenciais — como dormir e se conectar com os entes queridos — pode ajudar.

Mas se isso não funcionar, considere trabalhar com um profissional de saúde mental. Em resumo, eles podem ajudá-lo a identificar claramente os aspectos de sua saúde emocional que você deseja melhorar e a elaborar um plano.

Portanto, espero que o artigo sobre saúde emocional. E para mais dicas e muita informação, siga também meu canal no Youtube!

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