You are currently viewing A sua língua é saudável?

A sua língua é saudável?

Uma língua saudável é fundamental para a nossa saúde. Inclusive, ela dá sinais importantes que mostram como está sua saúde. 

Por isso é importante cuidar bem da higiene da língua e observar constantemente se ela apresenta algum tipo de alteração. 

Língua branca, amarelada, com marcas de mordidas, sabuga, ou com outras marcas pode ser um indicativo de que há algo errado com seu organismo!

Neste artigo abaixo conto como você deve agir para ter uma língua saudável, além de entender sua saúde, quais os hábitos de higiene que deve ter para manter a saúde bucal e do corpo como um todo! 

Tenha uma língua saudável!

Você sabia que ter uma língua saudável mostra um ótimo estado de saúde? A língua reflete a verdadeira condição do nosso corpo, pois através de sua textura, cor e superfície, pode refletir problemas relativamente simples, como deficiência ou falta de vitaminas ou minerais.

Além disso, o aspecto fundamental de uma língua saudável concentra-se em sua cor vermelha pálida, aparência lisa, sem rachaduras e úmida, além de estar livre de manchas, sujeira e poder realizar movimentos sem nenhum inconveniente. 

A cor, a textura ou a superfície da língua podem nos dar pistas importantes de que estamos sofrendo de algum tipo de doença ou enfermidade. É por isso que manter uma língua saudável é tão essencial para nossa saúde quanto cuidar de nossos dentes e gengivas. 

Leia também::: Anticoncepcional faz mal?

Por que é importante ter uma língua saudável?

Principalmente nossa língua é o espelho do nosso corpo, portanto, não devemos dar a máxima atenção também para ela. 

É importante porque só de olhar podemos saber se estamos doentes, precisamos consumir mais água, vitaminas, minerais e até determinar se um pequeno desconforto pode ser algo mínimo como feridas ou se tornar algo muito mais sério como câncer. 

Da mesma forma, a língua possui terminações nervosas e cada uma delas está associada a várias partes do nosso corpo. 

Por isso, levando em consideração sua cor, sabemos sobre como está nosso sangue, se temos anemia, doenças bucais, problemas no fígado, entre outras condições.

Como uma língua saudável deve ser?

Mas para começar, não é necessário ser um especialista para determinar nosso estado geral ou se estamos apresentando algum problema de saúde. Podemos simplesmente identificá-lo analisando dois fatores essenciais da nossa linguagem, tais como:

Cor

Uma língua saudável normalmente tem uma cor rosa quente. No entanto, em vários casos essa cor varia, representando problemas mais sérios de saúde ou mesmo do nosso estilo de vida.

Textura ou superfície

Deve ser mantida úmida e lisa, porém em várias ocasiões a falta de textura pode significar anemia ou deficiência de ferro. 

Como ter uma língua saudável?

Para manter uma língua saudável, basta ter uma higiene bucal adequada. Com isso, será possível evitar o acúmulo de germes ou bactérias, prevenir o aparecimento de halitose, cáries, xerostomia e qualquer doença periodontal. 

Aqui estão alguns passos que irão ajudá-lo a manter uma boa higiene bucal:

  • Verifique a aparência dela, fique na frente de um espelho e mostre a língua.
  • Escove diariamente por 3-4 minutos após cada refeição.
  • Troque sua escova de dentes aproximadamente a cada três meses, pois após esse período perde-se a eficácia do produto.
  • Vá às consultas agendadas sem qualquer desculpa. 
  • Mude sua dieta mantendo uma dieta saudável com poucas calorias, gorduras e doces.
  • Não fume, o consumo excessivo de tabaco inflama as papilas da língua fazendo com que as células mortas se aglomerem e formem um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias. 
  • Não beba álcool, beber bebidas alcoólicas não apenas desidrata o corpo, mas também causa inflamação nas papilas gustativas.
  • Use um bom limpador de língua logo ao acordar e esfregue suavemente a língua para frente e para trás 2-3 vezes, é necessário enxaguar após o uso.
  • Hidrate-se corretamente, consumir grandes quantidades de água ajuda completamente o nosso corpo, além de prevenir a desidratação e a boca seca.
  • Melhore sua higiene bucal, uma boa higiene pode reduzir consideravelmente a quantidade de bactérias.

Leia também::: Açúcar faz mal ao nosso organismo?

Fique atento a este espelho da nossa saúde

Como você viu, a língua é o espelho do nosso corpo e reflete nossa saúde. Por isso, devemos dar o máximo de atenção a este órgão tão importante.

Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre como ter uma língua saudável. E para mais dicas e informações, compartilho também um vídeo do meu canal do Youtube em que falo sobre o assunto. É só dar o play abaixo!