You are currently viewing Como evitar os cabelos brancos nos jovens?

Como evitar os cabelos brancos nos jovens?

Os cabelos brancos são uma parte inevitável do processo de envelhecimento. Mas porque em algumas pessoas crescem fios brancos mais cedo do que outras? 

O cabelo grisalho está na moda nas redes sociais, mas quando isso acontece em seus vinte anos, não é tão legal. 

Estresse, genética e falta de nutrientes essenciais podem causar cabelos brancos precoces. A boa notícia é que existem algumas mudanças que você pode fazer para retardar a transição dos cabelos grisalhos.

Para saber como, confira o artigo que preparei abaixo!

Por que o cabelo fica grisalho?

O cabelo natural obtém sua cor de um pigmento chamado melanina. O tipo e a quantidade de  melanina determinam a cor do cabelo de cada pessoa. 

A melanina é produzida pelas células dos melanócitos. Essas células estão localizadas na camada basal (mais profunda) da pele, logo acima da papila pilosa (a parte inferior do folículo piloso).

Existem dois tipos de melanina. A eumelanina é um pigmento escuro responsável pelos cabelos castanhos e pretos. 

A feomelanina é um pigmento avermelhado que resulta em tipos de cabelo loiro avermelhado. 

O cabelo loiro acontece quando os melanócitos produzem baixos níveis de eumelanina.

Os melanócitos infundem melanina na haste do cabelo, dando-lhe uma cor distinta. O cabelo fica grisalho à medida que o corpo envelhece porque há menos melanócitos e a produção de melanina diminui. 

As bolsas de ar substituem a melanina no eixo do cabelo, resultando em cabelos brancos e grisalhos também.

Leia também::: Exercício físico como medicamento

Qual o papel da genética?

A idade média dos cabelos grisalhos varia muito, e uma das principais causas de cabelos brancos aos 20 anos é a genética. 

Por exemplo, a idade em que o cabelo de uma pessoa fica grisalho é influenciada pelo gene IRF4, e uma variante específica (rs12203592) é um marcador de envelhecimento prematuro.

O gene IFR4 controla a atividade de outro gene chamado TYR, que codifica uma enzima necessária para a produção de melanina. 

Tem sido sugerido que a variante rs12203592 afeta a atividade das células precursoras de melanócitos, mas atualmente não está claro se essa hipótese está correta.

O estresse causa cabelo branco?

Existem várias maneiras pelas quais o estresse psicológico pode afetar o eixo do cabelo. Por exemplo, o efeito colateral do estresse relacionado ao cabelo mais comum é o eflúvio telógeno.

Além disso, ele faz o cabelo cair cerca de três vezes mais rápido que o normal. Na meia-idade e mais tarde, o cabelo pode voltar a ficar grisalho.

Mas o estresse causa cabelos grisalhos? Um estudo em camundongos mostrou que, quando expostos ao estresse, sua pele fica cinza, mas se isso é verdade em humanos permanece oculto.

Deficiências nutricionais

Várias deficiências de micronutrientes foram detectadas em pessoas com cabelos brancos prematuros. 

Mas baixos níveis de vitaminas do grupo B (ácido fólico, biotina e B12), vitamina D, ferro e selênio têm associação a cabelos grisalhos na infância e em adultos jovens.

Por isso, certifique-se de obter um bom equilíbrio de vitaminas e minerais em sua dieta. Os micronutrientes desempenham muitos papéis essenciais no metabolismo celular e as deficiências estão associadas a cabelos quebradiços, cabelos grisalhos e queda de cabelo.

A saber, entre as vitaminas, procure consumir ou suplementar com indicação de um profissional de saúde, as B, D, E e A. No caso dos minerais, a necessidade é por cobre, ferro, magnésio, selênio e zinco.

Leia também::: Adoçante artificial faz mal?

Você pode parar o envelhecimento prematuro? 

Infelizmente, o envelhecimento prematuro não é algo que você pode parar, mas manter um estilo de vida saudável pode ajudar a retardar o envelheciemnto, e também o surgimento precoce de cabelos brancos. 

Então, de acordo com os estudos mencionados anteriormente, isso significa deixar de fumar e obter mais vitaminas do complexo B em sua dieta, e deixar de se estressar.

Por fim, espero que tenha compreendido como evitar os cabelos brancos e, para saber ainda mais sobre o tema, confira também um vídeo que gravei para meu canal do Youtube! É só dar o play abaixo!