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4 benefícios da cúrcuma para a saúde

Você sabe quais os benefícios da cúrcuma para a saúde? Sim, este pó dourado é repleto de poderes que dão ao nosso corpo mais força e vitalidade.

A especiaria é usada em toda a Ásia há séculos, e nas últimas décadas foi adotada pelo Ocidente, não apenas por sua capacidade de satisfazer nosso apetite por curry, mas por sua impressionante lista de benefícios à saúde. 

Cultivada por sua raiz, a cúrcuma tem uma história antiga de uso na culinária, tingimento de tecidos, cosméticos e medicina tradicional na China e na Índia.

A curcumina é um pigmento encontrado na cúrcuma que não só lhe confere a tonalidade brilhante característica, mas também tem uma série de benefícios para a saúde. Estes incluem efeitos antibacterianos, antimicrobianos, anti-inflamatórios e antioxidantes. 

Para falar mais sobre estes benefícios da cúrcuma para a saúde, preparei o artigo abaixo e que você pode conferir agora mesmo!

O que é a cúrcuma?

A cúrcuma é o tempero que dá ao curry sua cor amarela.

Tem sido usado na Índia há milhares de anos como tempero e erva medicinal. Inclusive, recentemente, a ciência começou a apoiar as alegações tradicionais de que a cúrcuma contém compostos com propriedades medicinais.

Esses compostos são chamados de curcuminoides. Aliás, o mais importante é a curcumina, que é o principal ingrediente ativo da cúrcuma. Tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte.

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Os benefícios da cúrcuma

E não é só como um tempero maravilhoso, a cúrcuma também tem alguns benefícios para a saúde, tais como:

1. É um anti-inflamatório natural

A inflamação é um processo necessário no corpo, pois combate invasores nocivos e repara danos causados ​​por bactérias, vírus e lesões. 

No entanto, a inflamação de longo prazo tem sido implicada na maioria das condições crônicas, como doenças cardíacas e câncer, por isso deve ser controlada, e é aí que entram os compostos anti-inflamatórios. 

Estudos mostram efeitos positivos da curcumina em pessoas que sofrem de doenças como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal, entre outras.

2. Poderoso antioxidante

A curcumina demonstrou ser um limpador robusto de radicais livres de oxigênio, que são moléculas quimicamente ativas que causam danos às células do corpo. 

Os danos dos radicais livres, juntamente com a inflamação, são um dos principais fatores de doenças cardiovasculares, pois a curcumina pode desempenhar um papel na prevenção e no controle de doenças cardíacas. 

Além disso, os efeitos antioxidantes da cúrcuma demonstraram reduzir o colesterol e os triglicerídeos em pessoas com risco de doença cardíaca, e pode melhorar a pressão arterial.

3. Ajuda a prevenir o câncer

Numerosos estudos em humanos e animais, por exemplo, exploraram a influência da cúrcuma no câncer, e muitos descobriram que ela pode afetar a formação, o crescimento e o desenvolvimento do tumor em nível molecular. 

Ademais, a pesquisa mostrou que pode reduzir a propagação do câncer e pode contribuir para a morte de células cancerosas em uma variedade de cânceres, e pode reduzir os efeitos colaterais negativos da quimioterapia.

4. Alimento para o cérebro

evidências crescentes de que a curcumina pode atravessar a barreira hematoencefálica e pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer. 

Ele funciona para reduzir a inflamação, bem como o acúmulo de placas de proteína no cérebro que são características de quem sofre de doença de Alzheimer. 

Mas existem algumas evidências de que a curcumina pode ajudar na depressão e nos transtornos de humor. 

Além disso, os suplementos de cúrcuma reduziram os sintomas de depressão e ansiedade e os escores de depressão em vários ensaios 

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Use os benefícios da cúrcuma para sua saúde!

Embora a maior parte da pesquisa atual esteja sendo realizada em laboratório ou em animais, os resultados são encorajadores.

Dessa forma, esse maravilhoso tempero continuará sendo investigado como uma ferramenta poderosa para melhorar nossa saúde. 

Mas de qualquer maneira, nada impede que você adicione mais cúrcuma à sua dieta e, com a indicação de um profissional de saúde, use a suplementação.

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