You are currently viewing Benefícios da canela para a saúde

Benefícios da canela para a saúde

Os benefícios da canela vão além do sabor culinário! Ela possui diversas propriedades medicinais que a tornam um excelente ingrediente para quem deseja uma vida mais saudável.

A canela é usada há séculos, especialmente na Índia, onde é originária e onde é particularmente bem vista.

O que é fato é que o que antes se intuía agora está comprovado cientificamente. E graças a esses resultados, agora podemos confirmar que as propriedades da canela para a saúde são diversos.

Para saber mais, confira o artigo que preparei abaixo com bastante carinho! Boa leitura!

O que é canela?

A canela é uma especiaria obtida da casca dos ramos da canela, uma árvore com flores amarelas que cresce em climas tropicais e úmidos.

Seu nome genérico Cinnamomum significa “madeira doce”. É nativa do Sri Lanka, na Índia, embora atualmente seu cultivo aconteça em vários países tropicais, incluindo o Brasil.

A canela está intimamente ligada à culinária, pois é uma das especiarias mais utilizadas devido à sua versatilidade e formas de uso.

Usamos em preparações doces, salgadas e condimentadas. Aliás, a grande maioria das sobremesas contêm canela e é muito comum em infusões e bebidas.

Leia também::: Benefícios da dieta da longevidade e como ela funciona

Propriedades da canela

A canela se consomo em pequenas quantidades, portanto não fornece nutrientes em doses significativas. O mais interessante da canela são os compostos aromáticos. 

O óleo essencial aromático constitui até 2,5% de sua composição. Os principais compostos são aldeído cinâmico (65-70%), eugenol e álcool cinâmico.

Em menor proporção estão o ácido trans-cinâmico, aldeído hidroxicinâmico, aldeído o-metoxicinâmico, acetato cinâmico e os terpenos linalol e diterpeno.

Há ainda taninos, betacaroteno, mucilagem e proantocianidinas, cumarinas, minerais e vitaminas A, C e grupo B. 

A ação sinérgica destes componentes proporciona um efeito revigorante, estimulante do apetite, carminativo, cicatrizante, antiespasmódico, antisséptico e antiviral. 

Todas essas substâncias agregam um grande poder anti-inflamatório e antioxidante. Por exemplo, em um estudo comparativo com outras 26 especiarias, realizado na Universidade de Hong Kong, a canela apresentou as maiores capacidades antioxidantes, acima de superalimentos como orégano e alho. 

Na verdade, é tão poderoso que a canela pode ser usada como conservante natural.

Benefícios para a saúde da canela

A canela (Cinnamomum zeylanicum) não é apenas uma especiaria altamente valorizada em todo o mundo, mas tem uma longa tradição na medicina ayurvédica.

Seu uso acontece há séculos na China para aliviar resfriados e problemas digestivos, bem como queixas ginecológicas.

Hoje se usa principalmente como anti-inflamatório, para melhorar a função cognitiva e como regulador do metabolismo.

Sistema digestivo

Em pequenas doses, a canela estimula a secreção salivar e a atividade glandular. Portanto, é excelente em distúrbios gastrointestinais. É eficaz contra dispepsia, sucos gástricos insuficientes, gases e náuseas.

Também atenua a diarreia graças ao seu efeito adstringente e regulador da flora intestinal. 

Aliás, para regular a digestão, toma-se o extrato de canela: um quarto de colher de chá com água, duas ou três vezes ao dia.

Mas também é encapsulado, sozinho ou em fórmulas digestivas: 2.500 a 3.000 mg por dia. A infusão ou “chá de canela” é uma opção para quem prefere o ritual de seu preparo: meia xícara após as refeições é suficiente.

Diabetes e emagrecimento

A canela demonstrou em estudos científicos melhorar a sensibilidade das células à insulina e tem um efeito significativo nos níveis de glicose no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo 2.

Além disso, a canela reduz as consequências negativas da ingestão de alimentos ricos em gordura e, assim, juntamente com a ação sobre o açúcar, pode promover a perda de peso.

Há ainda outra maneira que o açúcar ajuda a perder peso: use-o para substituir o açúcar. Uma dose de 1 g é suficiente para obter um efeito positivo nos níveis de glicose.

Reduz os riscos de doenças cardíacas

Aliás, atua também nos níveis ruins de colesterol LDL e nos triglicerídeos. Um estudo concluiu que apenas 120 mg por dia podem alcançar efeitos positivos.

Além disso, em estudos com animais, foi observado que reduz a pressão arterial. 

Todos esses fatores combinados reduzem significativamente o risco de sofrer um infarto.

Outros benefícios para a saúde

Além de aliviar vários distúrbios intestinais, revigora e ajuda a combater infecções. Similarmente, pequenos estudos mostraram alguma ação positiva em doenças como Alzheimer, esclerose múltipla e feridas crônicas.

Leia também::: 7 medicamentos naturais para vencer a insônia

Cuide da sua saúde

Apesar de todos os benefícios da canela, devemos ter em mente que não devemos consumir nada em excesso. 

Afinal, tem cumarina, um composto tóxico que existe na canela. E em altas concentrações pode causar danos ao fígado e rins. 

Portanto, é aconselhável evitar o consumo excessivo de canela, seguindo sempre o bom senso em tudo o que fazemos.

Espero que o artigo sobre os benefícios da canela para a saúde tenha sido útil para você. E lhe convido a seguir também meu canal do Youtube, para mais dicas e informações sobre saúde e longevidade saudável!