You are currently viewing 7 benefícios da Bacopa monnieri

7 benefícios da Bacopa monnieri

A Bacopa monnieri é uma erva muito usada na Ayurveda. E ao longo de centenas de anos, foram observados diversos benefícios ao corpo, comprovados atualmente pelas pesquisas científicas

É usado com o objetivo de melhorar a função cognitiva, aliviar o estresse e aumentar a vitalidade em geral. 

O Bacopa monnieri interage com os sistemas dopaminérgico e serotonérgico, mas seu principal mecanismo é a promoção da comunicação neuronal. Ele faz isso aumentando o crescimento dos dendritos. 

No artigo abaixo, detalho 7 benefícios da Bacopa monnieri. Vamos conferir?

1. Contém antioxidantes poderosos

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger contra os danos celulares causados ​​por moléculas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres.

Mas a pesquisa sugere que os danos causados ​​pelos radicais livres estão ligados a muitas condições crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.

Bacopa monnieri contém compostos poderosos que podem ter efeitos antioxidantes.

Por exemplo, bacosídeos, os principais compostos ativos na erva, demonstraram neutralizar os radicais livres e evitar que as moléculas de gordura reajam com os radicais livres.

Leia também::: A surpreendente relação entre o sono e a expectativa de vida

2. Pode reduzir a inflamação

A inflamação é a resposta natural do corpo para ajudar a curar e combater doenças.

No entanto, a inflamação crônica de baixo nível tem sido associada a muitas condições crônicas, incluindo câncer, diabetes e doenças cardíacas e renais.

Por exemplo, em estudos, a Bacopa monnieri pareceu suprimir a liberação de citocinas pró-inflamatórias, que são moléculas que estimulam uma resposta imune inflamatória.

Além disso, em estudos com animais, Bacopa monnieri teve efeitos anti-inflamatórios comparáveis ​​aos do diclofenaco e da indometacina — dois medicamentos anti-inflamatórios não esteroides comumente usados ​​para tratar a inflamação.

3. Pode aumentar a função cerebral

A pesquisa sugere que Bacopa monnieri pode ajudar a melhorar a função cerebral. 

Por exemplo, um estudo em ratos mostrou que a suplementação com a erva melhorou seu aprendizado espacial e capacidade de reter informações.

Aliás, o mesmo estudo também descobriu que aumentou o comprimento dendrítico e a ramificação. Os dendritos são partes das células nervosas do cérebro que estão intimamente ligadas ao aprendizado e à memória. 

4. Pode ajudar a reduzir os sintomas de TDAH

Um estudo com 31 crianças de 6 a 12 anos descobriu que tomar 225 mg de extrato de Bacopa monnieri diariamente por 6 meses reduziu significativamente os sintomas de TDAH, como inquietação, falta de autocontrole, desatenção e impulsividade em 85% das crianças.

Além disso, outro estudo em 120 crianças com TDAH observou que tomar uma mistura de chás que continha 125 mg de Bacopa monnieri melhorou a atenção, cognição e controle de impulso, em comparação com o grupo de placebo.

Embora essas descobertas sejam promissoras, mais estudos em larga escala examinando os efeitos no TDAH são necessários antes que ele possa ser recomendado como tratamento.

5. Pode prevenir ansiedade e estresse

Bacopa monnieri pode ajudar a prevenir a ansiedade e o estresse. É considerada uma erva adaptogênica, o que significa que aumenta a resistência do seu corpo ao estresse.

A saber, a pesquisa sugere que Bacopa monnieri ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, elevando o seu humor e reduzindo os níveis de cortisol, um hormônio que está intimamente ligado aos níveis de estresse.

Leia também::: Aprenda como o envelhecimento é diferente para homens e mulheres

6. Pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial

A hipertensão é um sério problema de saúde, pois exerce pressão sobre o coração e os vasos sanguíneos. 

A pesquisa sugere que ainda que pode ajudar a manter a pressão arterial dentro de uma faixa saudável.

Por exemplo, ela fez isso liberando óxido nítrico, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, resultando em melhora do fluxo sanguíneo e redução da pressão arterial.

7. Pode auxiliar no tratamento do câncer

Estudos em tubos de ensaio e em animais descobriram que ela pode auxiliar no tratamento do câncer.

A saber, os bacosides, a classe ativa de compostos em Bacopa monnieri, mostrou matar células tumorais cerebrais agressivas e inibir o crescimento de células de câncer de mama e cólon em estudos de tubo de ensaio.

Por exemplo, a pesquisa sugere que os altos níveis de antioxidantes e compostos como bacosides em Bacopa monnieri podem ser responsáveis ​​por suas propriedades de combate ao câncer. 

Mas lembre-se de que esses resultados são de estudos em tubos de ensaio e animais. Até que haja mais estudos em humanos sobre Bacopa monnieri e câncer, ele não pode ser recomendado como tratamento.

Benefícios milenares da Bacopa monnieri

A Bacopa monnieri é um antigo medicamento ayurvédico à base de ervas para muitas doenças.

Embora esses benefícios potenciais à saúde sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para compreender seus efeitos completos em humanos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre os benefícios da Bacopa monnieri e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!

Deixe um comentário