You are currently viewing Aprenda como o envelhecimento é diferente para homens e mulheres

Aprenda como o envelhecimento é diferente para homens e mulheres

O envelhecimento para homens e mulheres será que é diferente? A resposta é sim, e isso ocorre em função das diferenças corporais entre os sexos.

A experiência do envelhecimento pode depender do seu gênero — e não estou falando apenas sobre o fato de que as mulheres são o alvo da maioria dos elixires e cosméticos anti-envelhecimento.

Em vez disso, há cada vez mais evidências quantificáveis ​​que sugerem que os homens realmente têm uma visão mais otimista do envelhecimento do que as mulheres.

E, por sua vez, eles também estão mais interessados ​​em permanecer vivos por mais tempo! 

No artigo abaixo falo mais sobre este tema, e como é o envelhecimento para homens e mulheres é diferente! Vamos conferir?

Como encaram a longevidade

Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisa de População e Previdência Social de Tóquio, analisou a disparidade de gênero nas atitudes individuais em relação à longevidade no Japão.

A pesquisa mostra que as mulheres tendem a viver mais do que os homens, mas esses dados sugerem que os homens são mais inclinados a abraçar o envelhecimento de braços abertos. 

Participantes do estudo do sexo feminino foram 15% menos propensos do que seus colegas do sexo masculino a acreditar que a longevidade é uma coisa boa.

O que isso quer dizer?

A população mundial — e especialmente as populações do Japão e outros países asiáticos, — está envelhecendo e vivendo mais. 

Todos nós vamos envelhecer, mas nem todos têm uma visão saudável do envelhecimento. Entender por que as mulheres podem ter menos probabilidade de abraçar uma vida longa pode ajudar os cientistas sociais a se prepararem melhor para uma sociedade mais velha.

Uma sociedade superenvelhecida é aquela em que mais de 20% da população tem 65 anos ou mais. Em 2009 o Japão já tinha a maior proporção de pessoas — 23% — com 65 anos ou mais de qualquer país do mundo. 

Ou seja, compreender a perspectiva das pessoas sobre o envelhecimento pode nos dar muitas informações sobre as próximas etapas de como fazer com que as pessoas vejam o envelhecimento de uma forma mais positiva. 

Lembrando que uma perspectiva positiva pode melhorar a qualidade de vida de um indivíduo.

Leia também::: O papel da terapia hormonal na reversão do declínio cognitivo?

O que mais difere o envelhecimento para homens e mulheres?

Não apenas o corpo masculino e o feminino respondem de maneira diferente ao envelhecimento, mas a psicologia masculina e feminina também diferem muito. 

Em conjunto, o envelhecimento para homens e mulheres pode ser uma experiência totalmente diferente. Vejamos as principais diferenças entre o envelhecimento para homens e mulheres.

Expectativa de vida

É um fato simples que, em quase todo o mundo, as mulheres vivem mais que os homens. Por exemplo, alguns pensam que a razão para uma maior expectativa de vida das mulheres é que os homens muitas vezes participam de atividades mais perigosas e tendem a ter ocupações mais perigosas, como estar nas forças armadas.

Isso explica algumas, mas não todas, as diferenças. Outras explicações incluem o fato de que as mulheres são mais propensas a consultar um médico e, possivelmente, ser diagnosticadas com problemas de saúde mais cedo. 

Seja qual for o motivo, o resultado final é que as mulheres vivem anos mais do que os homens em todo o mundo.

Sexo

A função sexual e o envelhecimento são muito diferentes para homens e mulheres. O corpo da mulher responde ao envelhecimento dramaticamente com a menopausa, enquanto o corpo do homem responde de forma mais gradual. 

Com o tempo, cada pessoa deve lidar com as mudanças em sua função sexual provocadas pelo envelhecimento, como secura vaginal e disfunção erétil.

Hormônios

Diferentes hormônios são afetados pelo envelhecimento em homens e mulheres à medida que envelhecem. 

Mas, para as mulheres, as mudanças nos níveis de estrogênio com o envelhecimento são uma grande preocupação. Isso é especialmente verdadeiro durante a menopausa e depois dela. 

Para os homens, as mudanças nos níveis de testosterona são o componente hormonal dominante do envelhecimento.

Além disso, os hormônios masculinos têm um efeito espessante na pele. De acordo com um estudo, o andrógeno e a testosterona, dois hormônios que geralmente estão presentes em níveis mais elevados nos homens, podem aumentar a espessura da pele em 25%, em média, em comparação com as mulheres. 

Isso ajuda a manter a estrutura e a elasticidade da pele, ao mesmo tempo que evita as linhas de expressão e a celulite. 

Por outro lado, o estrogênio, um hormônio normalmente presente em níveis muito mais elevados nas mulheres do que nos homens, pode provocar a degradação do colágeno. 

Como os homens têm níveis mais baixos de estrogênio, o declínio na produção de colágeno saudável tende a ser menos dramático com a idade. 

Aliás, em comparação, os níveis de produção de colágeno de uma mulher tendem a diminuir drasticamente durante a perimenopausa e a menopausa, quando os níveis de estrogênio mudam.

Envelhecimento do cérebro

O envelhecimento do cérebro também é diferente para homens e mulheres. Homens com sobrepeso, com diagnóstico de diabetes ou que tiveram um derrame têm maior probabilidade de sofrer de comprometimento cognitivo. 

As  mulheres, entretanto, têm maior probabilidade de sofrer de comprometimento cognitivo se dependerem de outras pessoas para as tarefas diárias e não possuírem uma rede social forte.

Leia também::: Benefícios da dieta da longevidade e como ela funciona

O envelhecimento deve ser saudável

Embora o envelhecimento aconteça com todos, não existe um período de tempo ou processo padrão pelo qual as mudanças relacionadas à idade surjam. 

Ou seja, para muitos, os sinais de envelhecimento prematuro podem causar sofrimento psicológico, dificuldade em progredir no local de trabalho e sentimentos de falta de atratividade.

Além disso, devemos nos preparar desde já para que possamos ter um envelhecimento saudável. E isso inclui mudanças para um estilo de vida mais saudável desde já.

Mas a forma como nos alimentamos, como dormimos, os exercícios físicos que praticamos, tudo isso impactará em nosso envelhecimento.

Por isso, não importa qual seja seu sexo, promover mudanças hoje poderá ser fundamental no seu futuro.

Espero que tenha gostado do artigo sobre as diferenças do envelhecimento para homens e mulheres. E aproveito para indicar meu curso “A Cura Sem Medicamentos”, que lhe proporcionará muito aprendizado para uma longevidade saudável.

Para saber mais, é só clicar no botão abaixo!