You are currently viewing Quais são as principais causas do cansaço?

Quais são as principais causas do cansaço?

A falta de sono causa fadiga e pode ter um impacto negativo na sua saúde geral e bem-estar. Mas outras causas relacionadas ao estilo de vida também são responsáveis em causar um cansaço ao corpo.

A fadiga é uma queixa muito comum e é importante lembrar que é um sintoma e não uma doença. Muitas doenças podem resultar em queixas de cansaço e podem ser físicas, psicológicas ou uma combinação das duas.

Frequentemente, o sintoma de fadiga tem um início gradual e a pessoa pode não estar ciente de quanta energia perdeu até tentar comparar sua capacidade de completar tarefas de um período de tempo para outro. 

Eles podem presumir que seu cansaço é devido ao envelhecimento e ignorar o sintoma. Isso pode levar a um atraso na procura de atendimento.

No artigo abaixo, compartilho as principais causas do cansaço e como mudanças no estilo de vida pode impactar nisso. Vamos conferir?

Causas comuns de fadiga

Se você está se sentindo constantemente cansado, a primeira coisa que você deve fazer é consultar seu médico pessoal para um check-up. 

Seu médico pode fazer um histórico cuidadoso, realizar um exame físico e fazer qualquer teste necessário para determinar a causa de sua fadiga.

Algumas das possíveis causas de fadiga incluem o seguinte:

Sono ruim

Embora a falta de sono possa parecer uma causa óbvia de fadiga crônica, é uma razão surpreendentemente comum para a sensação de cansaço. 

Muitas pessoas passam a vida sentindo-se muito estressadas ou ocupadas demais para diminuir o ritmo e dormir todo o necessário para se sentirem bem.

É útil começar determinando suas necessidades de sono. O adulto “médio” precisa de cerca de oito horas por noite, mas poucas pessoas são comuns.

Depressão

A depressão é uma condição que se acredita ser causada por anormalidades nos produtos químicos reguladores do humor chamados neurotransmissores no cérebro

Pessoas com depressão tendem a ter problemas com o sono e o nível de energia. Eles podem ter problemas para adormecer ou acordar durante a noite. 

Algumas pessoas com depressão também podem ter problemas para acordar de manhã e dormir muito. A depressão geralmente faz as pessoas se sentirem lentas e desmotivadas.

Alguns dos outros sintomas de depressão incluem sentir-se triste ou vazio, perder o interesse em atividades que antes gostava, mudanças no apetite ou no peso, sentir-se inútil ou culpado e ter pensamentos ruins.

Leia também::: Qual a diferença entre inflamação aguda e inflamação crônica subclínica?

Questões hormonais

O hipotireoidismo é uma doença em que a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente. A doença da tireoide é muito comum, especialmente em mulheres.

Os hormônios tireoidianos controlam seu metabolismo de modo que, quando os níveis estão baixos, você pode ter sintomas de cansaço, ganho de peso e sensação de frio. 

Para tornar a condição ainda mais confusa, o hipotireoidismo pode imitar os sintomas de depressão.

Felizmente, um simples exame de sangue pode determinar se sua glândula tireoide está funcionando perfeitamente e o tratamento pode ser instituído se não estiver.

Alimentação ruim

O que você come (ou deixa de comer) pode afetar o quanto você dorme ou deixa de dormir. Não comer o suficiente ou comer alimentos que não são nutritivos pode causar fadiga. 

Se você comer alimentos que causam picos de açúcar no sangue, assim que os níveis de açúcar caírem, você se sentirá cansado.

Faça uma dieta balanceada, completa com frutas, vegetais, grãos inteiros e proteínas. Evite junk food com alto teor de açúcar e gordura.

Cuide do seu corpo e mente!

As causas do cansaço listados acima são bastante comuns, mas há uma infinidade de condições médicas que podem resultar em fadiga. 

Mas, se você sentir que seu cansaço está fora do comum e não está simplesmente perdendo o sono de que precisa para se sentir descansado, marque uma consulta com seu médico. 

Por exemplo, ele pode obter um histórico cuidadoso, incluindo seu histórico familiar de condições médicas, realizar um exame físico e solicitar qualquer exame de sangue necessário para começar a procurar as causas.

Espero que este artigo com as principais causas do cansaço lhe sejam úteis. E para aprofundar um pouco mais o tema, confira também o vídeo que preparei para meu canal do Youtube dando o play abaixo!

Deixe um comentário