Os fogachos na menopausa estão entre os sintomas mais desagradáveis que acontecem nesta fase da vida da mulher. Mas vocês sabem como eles acontecem?
Além das ondas de calor, suores noturnos também são comuns. Aliás, mais de 57% de todas as mulheres experimentarão esses dois sintomas durante os anos da menopausa.
Esses sintomas geralmente começam entre os 45 e 49 anos e as mulheres com ondas de calor moderadas a graves podem continuar a experimentá-las por uma média de 10 anos. Algumas mulheres podem continuar com afrontamentos e suores após os 80 anos.
No artigo que compartilho abaixo, explico de forma mais detalhada o que são e o que causa os fogachos na menopausa. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que causa os fogachos na menopausa?
As ondas de calor, os populares fogachos na menopausa, são causadas principalmente pelas alterações hormonais deste período da vida da mulher.
À medida que seu nível de estrogênio cai, isso tem um efeito direto no hipotálamo, a parte do cérebro responsável por controlar seu apetite, ciclos de sono, hormônios sexuais e temperatura corporal.
De alguma forma, a queda no estrogênio confunde o hipotálamo – que às vezes é chamado de “termostato” do corpo – e faz com que pareça “muito quente”.
O cérebro responde a esse relatório transmitindo um alerta total para o coração, vasos sanguíneos e sistema nervoso: “Livre-se do calor!” A mensagem é transmitida pelo mensageiro químico do sistema nervoso, a epinefrina e compostos relacionados: norepinefrina, prostaglandina e serotonina.
A mensagem é entregue instantaneamente. Seu coração bombeia mais rápido, os vasos sanguíneos em sua pele se dilatam para circular mais sangue para irradiar o calor e suas glândulas sudoríparas liberam suor para resfriá-lo ainda mais.
Leia também::: Qual a relação entre colesterol e menopausa?
Mecanismo de segurança
Esse mecanismo de liberação de calor é como seu corpo evita que você superaqueça no verão, mas quando o processo é desencadeado por uma queda no estrogênio, a resposta confusa do seu cérebro pode deixá-lo muito desconfortável.
A temperatura da pele de algumas mulheres pode subir seis graus centígrados durante uma onda de calor. Seu corpo trabalha para se refrescar quando não deveria, e você está infeliz: encharcada de suor no meio de uma reunião de trabalho ou no meio de uma boa noite de sono.
As ondas de calor desaparecem após a menopausa?
Assim como muitos outros aspectos das ondas de calor, o tempo que elas duram pode variar de pessoa para pessoa.
Você pode experimentar ondas de calor apenas por um tempo durante a menopausa, mas não o tempo todo. Suas ondas de calor podem acabar quando você estiver na pós-menopausa.
Em outros casos, eles podem durar para o resto de sua vida. As ondas de calor que duram um longo período de tempo geralmente se tornam menos graves com o passar do tempo.
Leia também::: Enxaqueca em mulheres? Saiba como evitar
O que posso fazer para evitar ondas de calor?
A deficiência hormonal é a causa reconhecida dos fogachos na menopausa e, portanto, a reposição hormonal no equilíbrio correto é a maneira mais eficaz de tratar esses sintomas.
Mudanças no estilo de vida também podem fazer a diferença na redução de ondas de calor e suores.
As mudanças no estilo de vida incluem:
- Pare de fumar
- Melhorar a dieta
- Exercício regular
- Evite alimentos picantes
- Evite o excesso de álcool e cafeína
- Vestir-se em camadas
Além disso, para ampliar ainda mais seu conhecimento sobre os fogachos na menopausa, preparei um vídeo sobre o tema para meu canal do Youtube e que está logo abaixo. E já siga também meu canal para mais informações sobre saúde e longevidade!