O uso crônico de medicamentos é algo que faz parte da vida de muitos brasileiros e a grande maioria nem se dá conta disso.
Uso de remédios para baixar colesterol, uso de anticoncepcional desde a adolescência, uso diário de antidepressivo, remédio para estômago, remédio para dor de cabeça.
Eles estão por todos os lados e fazem parte da rotina de muitas pessoas, o uso prolongado de medicamentos pode ter feitos nocivos para a saúde.
Para saber dos problemas, e como evitar o uso crônico de medicamentos, confira o artigo que compartilho com vocês abaixo!
Foco na saúde, e não na doença
Eu trabalho com uma medicina que foca na saúde e não na doença. É por isso que defendo que devemos tratar a origem da doença, e não suas consequências.
É claro que, em alguns momentos, o medicamento é necessário, mas ele não pode ser a principal solução.
Ele deve ser usado apenas de forma momentânea, enquanto as causas que originaram a doença devem ser tratados.
Mas infelizmente a maior controvérsia é que as pessoas buscam por medicamentos com o intuito de ter mais saúde. E o resultado é que o uso crônico de medicamentos causarão inúmeros problemas no longo prazo.
Leia também::: Quando devemos usar suplementos?
Uso crônico de medicamentos
Reforço aqui que o assunto não é relacionado ao uso de medicamento de forma indiscriminada, sem prescrição médica.
Aliás, aqui estamos falando dos medicamentos que são prescritos por muitos médicos e que, o uso crônico de remédios pode ser prejudicial à saúde.
Por isso, o mais importante é conversar com o paciente sobre o equilíbrio que ele precisa ter, de corpo, mente e espírito.
É o que ele está comendo, como ele está se nutrindo, e como seu intestino está absorvendo esses nutrientes.
Mas com base nisso, podemos determinar as causas da sua doença, e o que precisa ser feito no primeiro momento para evitar o uso crônico de medicamentos.
Leia também::: O que é a síndrome metabólica?
Faça o desmame dos medicamentos
E no caso de pacientes que já fazem o uso crônico de medicamentos, o caminho é o mesmo. Ou seja, é procurar entender as causas da sua doença, quais desequilíbrios existem no seu corpo, e focar no tratamento das causas.
Ao mesmo tempo, conforme vamos observando melhorias, vamos fazendo o chamado desmame dos medicamentos. Isso permitirá que seu organismo vá se adaptando a deixar o uso das drogas e possa ter mais saúde e vitalidade.
Por fim, espero ter plantado uma sementinha de conhecimento sobre o uso crônico de medicamentos e como isso pode ser mudado, e compartilho abaixo um vídeo lindo no meu canal do Youtube no qual conversei com o tema sobre o grande Dr ítalo Rachid. Dê o play e confira!