Como dormir melhor sem uso de medicamentos

Como dormir melhor sem uso de medicamentos

É meio da noite e você está olhando para o teto, pensando no trabalho, ou nas contas, ou nas crianças. É nessa hora que você pensa como poderia dormir sem o uso de medicamentos.

Quando o sono simplesmente não vem, é tentador recorrer a um comprimido para dormir para obter alívio. Em alguns momentos, isso pode até ser necessário.

Mas se você tem problemas para dormir regularmente, isso é sinal de que algo está errado. Pode ser algo tão simples quanto cafeína em excesso ou assistir à TV, o telefone ou a outras telas tarde da noite. 

Ou pode ser um sintoma de um problema médico ou psicológico subjacente. Mas seja o que for, não será curado com medicamentos para dormir. 

Na melhor das hipóteses, os remédios para dormir são um curativo temporário. Na pior das hipóteses, eles são uma muleta viciante que pode piorar a insônia a longo prazo.

Dicas para dormir sem o uso de medicamentos

Isso não significa que você nunca deve usar medicamentos, mas é importante pesar os benefícios e os riscos. 

Em geral, os medicamentos para dormir e os soníferos são mais eficazes quando usados ​​com moderação em situações de curto prazo, como viajar através de fusos horários ou se recuperar de um procedimento médico. 

Para o dia a dia, você pode tentar algumas dicas que separei para dormir sem o uso de remédios. Confira abaixo:

Siga uma rotina

Quando se trata de dormir bem, a repetição é o nome do jogo. Ir para a cama e acordar ao mesmo tempo é uma ótima ideia. 

Isso reforçará o relógio biológico interno do seu corpo, permitindo que você adormeça e acorde com mais facilidade. 

Como parte de sua rotina na hora de dormir, comece a desacelerar uma a duas horas antes de realmente querer dormir. 

Vista seus pijamas, diminua as luzes, leia um pouco e tente alguns exercícios de respiração profunda para entrar no clima para dormir.

Evite as telas antes de dormir

Você pode pensar que dar aquela última olhada no Instagram é uma atividade pré-sono totalmente relaxante — mas na verdade é o oposto completo. 

A luz desses dispositivos — e as emoções que podem resultar da olhada — podem tornar mais difícil relaxar e adormecer. 

A luz azul realmente bloqueia a liberação de melatonina (o hormônio que controla seus ciclos de sono-vigília). O ideal é colocar seu smartphone iPhone no modo noturno quando estiver pronto para dormir, pois isso remove a luz azul da tela. 

Mas uma opção ainda melhor é ignorar completamente a eletrônica.

Leia também::: Como o hábito da meditação auxilia no controle do estresse?

Mantenha a calma

À medida que as temperaturas começam a aquecer, é importante manter o quarto fresco. Em geral, um quarto mais frio é o mais propício para dormir, já que a temperatura mais fria tende a induzir o sono. 

Se você é alguém que frequentemente se pega jogando cobertores no meio da noite, certifique-se de trocar os tecidos pesados ​​de inverno por lençóis e cobertores mais leves.

Pratique atividades físicas

Ir para a academia no início do dia pode tornar muito mais fácil conseguir dormir sem o uso de medicamentos. 

O exercício regular pela manhã ou no início da tarde pode ajudar a aumentar a qualidade do sono noturno porque a atividade física é um liberador de estresse e nos prepara para uma noite de sono repousante. 

Por exemplo, um estudo de 2011 publicado na revista Mental Health and Physical Activity descobriu que os participantes que fizeram 150 horas de exercícios moderados a intensos dormiram melhor.

Evite grandes refeições

Ir para a cama com o estômago cheio pode causar refluxo. E qualquer pessoa que já passou por isso sabe o quanto é desagradável.

Por isso, o ideal é evitar comer três horas antes de deitar para ajudar a reduzir as chances de isso acontecer.

Faça algumas respirações profundas

Se o estresse estiver atrapalhando seu sono, preste atenção à sua respiração (que tende a se acelerar quando estamos estressados). 

Para ajudar com o estresse, experimente fazer uma respiração abdominal lenta e profunda antes de ir para a cama. Você também pode usar isso se acordar no meio da noite ou de manhã cedo.

Você também pode gostar::: Conheça a importância da higiene do sono

Cuide de você

Com essas dicas acima, tenho certeza que você já conseguirá perceber melhora em seu sono. Experimente algumas e vá adicionando outras com o passar do tempo, conforme seu organismo vai se adaptando.

Lembre-se que o sono tem um papel fundamental para nosso corpo e mente. Ou seja, é nesse momento que recuperamos nossas energias e reorganizamos nossos sistemas para o reinício de uma nova jornada.

Mas caso siga tendo problemas para dormir, procure ajuda médica. As causas podem ser subjacentes e o profissional poderá identificar a origem, indicando sempre o melhor tratamento.

Se gostou do artigo sobre como dormir sem o uso de medicamentos, confira também o vídeo que postei no meu Youtube. Nele abordo as dificuldades em dormir nos dias atuais.

Deixe uma resposta