No momento, você está visualizando Como manter a saúde da tireoide em dia?

Como manter a saúde da tireoide em dia?

Manter a saúde da tireoide é fundamental para todos aqueles que desejam ter seus processos metabólicos em dia.

A glândula tireoide é um pequeno órgão em forma de borboleta que fica na frente do pescoço, logo abaixo da laringe. 

Ela controla e regula os hormônios tireoidianos, o metabolismo, a frequência cardíaca, o desenvolvimento do cérebro, a temperatura, a energia e o crescimento dos ossos longos. 

Uma das principais funções da tireoide é produzir hormônios tireoidianos, que criam os hormônios e ajudam o corpo a converter alimentos e nutrientes em energia e realizar outras funções necessárias para sustentar a vida. 

Para explicar como manter a saúde da tireoide em dia, compartilho com vocês o artigo abaixo. Vamos conferir?

O papel dos hormônios

Os hormônios da tireoide são essenciais e necessários para o funcionamento de quase todos os órgãos do corpo. 

Quando a glândula tireoide funciona corretamente, ela constantemente produz hormônios tireoidianos, os libera e então produz novos hormônios para substituir o que foi usado. 

O bom funcionamento da glândula tireoide ajuda a manter o nível de hormônios que o corpo precisa para manter a taxa de metabolismo funcionando em um nível satisfatório. 

Os principais hormônios tireoidianos são T3 (triiodotironina), T4 (tiroxina) e TSH (hormônio estimulante da tireoide) que ajuda a manter o funcionamento do metabolismo e outras partes do corpo sob controle. 

Mas se a glândula tireoide não produzir hormônios tireoidianos suficientes, o metabolismo e outras funções do corpo podem desacelerar e colocar o indivíduo em risco de várias condições físicas e psicológicas. 

Para manter o funcionamento da tireoide sob controle, aqui estão algumas abordagens holísticas que podem ajudar no bom funcionamento da tireoide.

Ingestão de alimentos contendo iodo

A deficiência de iodo é uma das razões para problemas de tireoide. O corpo precisa de iodo para produzir TSH, que o corpo não consegue produzir sozinho. Você precisa de iodo como parte de sua dieta para manter os níveis de TSH no corpo. 

Ingerir iodo como parte da dieta é uma das melhores maneiras de aumentar a saúde da tireoide naturalmente. As pessoas com deficiência de iodo são aconselhadas a adicionar sal iodado às suas refeições ou comer mais alimentos ricos em iodo para a saúde da tireoide, como peixes, algas marinhas, laticínios e ovos. 

É importante observar que muito iodo também pode atrapalhar o nível de hormônio da tireoide. Portanto, a ingestão de iodo deve ser feita com moderação para manter o nível de tireoide sob controle.

Evite pular refeições

Passar fome ou pular refeições é uma das causas do baixo metabolismo. Os sinais e sintomas de baixo metabolismo também podem parecer mais com hipotireoidismo, onde a glândula tireoide não está produzindo hormônios suficientes. 

Por exemplo, se uma pessoa está pulando refeições a maior parte do tempo e sente fadiga ou outros sintomas de metabolismo lento, é aconselhável voltar à dieta normal e seguir o conselho de um médico para sugerir um plano alimentar que funcione para ela.

Exercitar-se regularmente

Exercitar-se regularmente desempenha um papel importante na função do hormônio da tireoide e aumenta o metabolismo. 

Exercícios de baixo impacto, como caminhar e correr, são benéficos para quem tem distúrbios da tireoide. Pessoas com problemas de tireoide devem se exercitar pelo menos três vezes por semana para aliviar os sintomas de distúrbios da tireoide. 

Mas além de estimular a proteção da tireoide, o exercício regular pode ajudar uma pessoa a liberar o estresse e compensar muitos efeitos colaterais dos problemas da tireoide, como ganho de peso, fadiga, perda de músculos e depressão.

Leia também::: O que é autofagia e qual a relação com a longevidade?

Beber água

Manter-se hidratado ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando na digestão e evitando que o sistema digestivo permaneça em estado ácido o tempo todo. 

Além disso, a água ajuda a aumentar a quantidade de energia e a manter o equilíbrio de fluidos no corpo e elimina o risco de várias doenças da tireoide.

Dormir o suficiente

Hábitos de sono saudáveis ​​podem desempenhar um papel vital na suscetibilidade de um indivíduo a doenças da tireoide. Ter um sono profundo ajuda a relaxar, reparar os tecidos e ajudar o corpo a se curar. 

Por exemplo, pessoas com problemas de tireoide devem dormir pelo menos sete a nove horas à noite para eliminar o risco de níveis mais altos de tireoide. Não dormir o suficiente pode diminuir a taxa de metabolismo, o que pode dar origem a outros problemas de saúde.

Não esqueça as vitaminas e minerais

Por fim, há vitaminas e minerais essenciais para a saúde da tireoide, que são o ferro, zinco, selênio, cobre, L-tirosina, betacaroneto, vitamina C, entre outros.

Eles ajudam na função da tireoide e garantirão que você tenha uma produção regular hormonal para seus processos metabólicos.

Leia também::: Você sabe o que é o hipocortisolismo?

Cuide da saúde da tireoide

Como fica claro, devemos estar atentos à saúde da tireoide para termos mais saúde e uma longevidade saudável.

Mas lembrando que toda suplementação deve sempre seguir a orientação de um profissional de saúde, baseado em exames de sangue.

Por fim, espero que as dicas que dei sobre como manter a saúde da tireoide em dia sejam úteis para você. E para ampliar seu conhecimento sobre o tema, confira também o vídeo que gravei para meu canal do YouTube logo abaixo!