Recebo em meu consultório muitos pacientes preocupados com a questão do estresse.
Escrevo este artigo principalmente por entender que essa é uma dor bastante recorrente. Afinal, nos dias atuais, somos submetidos a uma enorme carga de estresse. É nosso papel gerenciar esse impacto a fim de que nossa saúde não seja prejudicada.
Compreender o papel do estresse no organismo ajuda a compreender como dominar essa sensação. Leia até o final para entender a importância do estresse e como usá-lo a seu favor.
De onde vem o estresse?
Essa pergunta parece simples, mas, não é.
O estresse é uma reação natural no ser humano diante de uma situação de perigo. Sem essa reação, provavelmente, nossa espécie não teria atravessado milênios. A ativação do estado de alerta era útil aos nossos antepassados para correr de situações de perigo ou mesmo resolver um problema em tempo hábil.
Da mesma maneira, o estresse também é útil até hoje. Por exemplo, ao ouvir o bebê chorar, prontamente reagimos para saber o motivo do choro e suprir aquela necessidade. Esse comportamento também garante a perpetuação da espécie.
Ao deparar-se com uma situação de perigo, os níveis de cortisol e adrenalina rapidamente são elevados e fazem que o cérebro tome uma atitude: escolher entre lutar ou correr.
No entanto, hoje, super estimulamos esses hormônios de forma que o organismo tende a ficar esgotado, o que pode gerar um desequilíbrio.
Quando atingimos picos de cortisol por várias vezes ao dia, ou por muitos dias seguidos, o corpo não é mais capaz de produzir esse hormônio, o que também é um problema.
Quando a glândula adrenal fica exaurida e não é mais capaz de produzir o cortisol, nossa orquestra hormonal fica desafinada.
Por isso, o cortisol deve manter-se em níveis adequados. Nem muito alto, nem muito baixo.
Como controlar o estresse?
Durante o dia, precisamos de níveis de cortisol mais altos para manter as atividades de rotina em equilíbrio. Mas, durante a noite, é importante que fiquem baixos para que seja favorecida a produção da melatonina, hormônio que favorece o sono.
Quando despertamos durante a manhã, o ciclo circadiano por si só faz que o cortisol suba aos poucos e a melatonina caia. Por isso, é importante manter um ambiente bem escuro para dormir, mas, deixar uma fresta de cortina que permita a entrada de luz pela manhã.
Para equilibrar os níveis de estresse, recomendo fazer atividades relaxantes:
- Yoga;
- Pilates;
- Manter contato com a natureza;
- Meditar;
- Caminhar;
- Ficar perto de quem gosta;
- Curtir um animal de estimação.
Sempre que possível, recomendo que pegue sol pela manhã para ativar o hormônio D, responsável pela regulação de muitos outros hormônios no organismo durante todo o dia.
Assim, também os níveis do hormônio dopamina, responsável pelo prazer e bem-estar, irão manter-se saudáveis. Tudo isso contribui para o nível equilibrado do cortisol.
Eu espero que com este artigo você entenda por que o estresse é importante. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.