Quais os benefícios dos probióticos para o organismo?

Quais os benefícios dos probióticos para o organismo?

Os benefícios dos probióticos para o organismo são amplamente divulgados.

Mesmo assim, recebo muitas dúvidas sobre o assunto tanto em meu consultório quanto em minhas redes sociais.

Para te ajudar a entender esse assunto, preparei este artigo bem completo abordando os probióticos. Continue até o final.

Afinal, o que são os probióticos?

Chamamos os probióticos de “bactérias do bem”. Agrupadas, elas desempenham vários tipos de funções em órgãos específicos. Os probióticos estão presentes na vagina, na bexiga, no intestino e até na pele, que pode ser considerado o maior órgão humano.

Em cada local contam com um papel específico. No intestino, ajudam a controlar o sistema imunológico, aumentam a serotonina, permitem o bom funcionamento da permeabilidade intestinal e ajudam o organismo a produzir vitaminas. A vitamina K, importante para a manutenção da saúde dos ossos e dos vasos sanguíneos, é produzida no intestino através da ação dos probióticos.

Na pele, é importante para manter a sua integridade. Na vagina, é fundamental para compor o ácido láctico, responsável pelo controle de bactérias causadoras de doenças.

Por isso, é importante manter a quantidade de probióticos de forma satisfatória.

O equilíbrio entre as bactérias

Muita gente tem desequilíbrio entre as bactérias do bem e as más bactérias.

Devemos lembrar que somos apenas 10% humanos: somos imersos em bactérias, vírus, fungos e protozoários que vivem conosco de forma simbiótica.

Enquanto aproveitamos os benefícios deles para a nossa homeostase, eles também retiram do nosso organismo o que precisam para viver.

Mas, de acordo com a alimentação, os medicamentos, os níveis de estresse e o ciclo circadiano, a concentração de bactérias boas pode ficar mais baixa e as bactérias nocivas aumentarem.

Esse desequilíbrio gera total alteração no organismo, aumentando os níveis de doenças, infecções, desregulando também o sistema neurológico e trazendo sintomas de depressão e ansiedade.

A falta de probióticos pode favorecer situações como a candidíase, por exemplo, cuja causa se dá pela proliferação do fungo da candida, que já vive em nosso organismo e nada faz de mal caso não tenha sua multiplicação desordenada.

Aplicabilidade de probióticos

Existem cepas específicas de probióticos para diferentes problemas de saúde, tais como:

  • Obesidade,
  • Disbiose intestinal;
  • Cosntipação;
  • Diarreia;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Dermatites;
  • Queda de cabelo;
  • Ansiedade e depressão.

Por isso, é muito importante manter os níveis adequados de probióticos variados no organismo. Vejo muitas pessoas consumindo um único tipo de probiótico durante muito tempo, algo que não recomendo.

Assim como existe a disbiose intestinal devido à falta de probióticos, também pode ocorrer pelo excesso. Na vida, sempre o equilíbrio é importante, e os probióticos exercem papel essencial para esse equilíbrio.

Opções como kefir, kombucha, iogurtes naturais, hucrute entre outros, são facilmente encontrados e podem ser cultivados sem maiores habilidades. No entanto, eu recomendo que consulte um médico para avaliar quais probióticos podem ser mais interessantes para o seu organismo.

Espero com este artigo ter explicado os benefícios dos probióticos para o organismo. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Deixe uma resposta