Quais os benefícios da medicina ayurveda?

Quais os benefícios da medicina ayurveda?

O termo sânscrito que define a medicina ayurveda pode ser traduzido como “conhecimento da vida”. E os princípios dessa sabedoria antiga nos lembram que toda a teia da vida está intrinsecamente entrelaçada. 

Com uma ênfase única no bem-estar total, a arte e a ciência da medicina ayurveda trabalham para harmonizar nossos mundos interno e externo. Nossos cinco sentidos servem como portais entre os reinos interno e externo, enquanto os cinco grandes elementos do ar, fogo, água, terra e espaço dançam a dança da criação ao nosso redor e dentro de nós. 

O ayurveda agrupa esses cinco elementos em três tipos básicos de energia e princípios funcionais, que estão presentes em tudo e em todos. 

Quais são os conceitos da medina ayurveda

De acordo com a teoria ayurvédica, todos são compostos por uma combinação de cinco elementos: ar, água, fogo, terra e espaço. Esses elementos se combinam no corpo para formar três energias ou forças vitais, chamadas doshas: vata, kapha e pitta

Embora haja uma combinação única dos três doshas, ​​um dosha geralmente é o mais influente em cada pessoa.

No ayurveda, acredita-se que o equilíbrio dos doshas de uma pessoa explique algumas de suas diferenças individuais e a probabilidade de doença. Acredita-se que um dosha desequilibrado interrompe o fluxo natural de energia vital, ou prana. 

Acredita-se que o fluxo de energia interrompido prejudique a digestão e permita o acúmulo de resíduos corporais, ou ama, que prejudica ainda mais a energia e a digestão.

Vata

O vata dosha é uma combinação de espaço e ar. Ele controla os movimentos e é responsável pelos processos básicos do corpo, como respiração, divisão celular e circulação. 

As áreas do corpo vata são o intestino grosso, a pélvis, os ossos, a pele, as orelhas e as coxas. Acredita-se que as pessoas que têm vata como dosha principal têm raciocínio rápido, são magras e rápidas e são suscetíveis à ansiedade, pele seca e constipação.

Kapha

O kapha dosha representa os elementos água e terra. Acredita-se que kapha seja responsável pela força, imunidade e crescimento. As áreas do corpo kapha são o tórax, os pulmões e o fluido espinhal. Acredita-se que as pessoas que têm kapha como dosha principal sejam calmas, tenham uma estrutura corporal sólida e sejam suscetíveis a diabetes, obesidade, congestão nasal e problemas de vesícula biliar.

Pitta

O pitta dosha combina fogo e água. Acredita-se que ele controle os hormônios e o sistema digestivo. As áreas do corpo pitta são intestino delgado, estômago, glândulas sudoríparas, pele, sangue e olhos. Acredita-se que as pessoas que têm pitta como dosha primário tenham uma personalidade ígnea, pele oleosa e sejam suscetíveis a doenças cardíacas, úlceras estomacais, inflamação, azia e artrite.

Leia também: Qual é a diferença entre envelhecer e ficar velho?

Avaliação e tratamento

Uma avaliação inicial da medicina ayurveda pode durar uma hora ou mais. O médico geralmente fará perguntas detalhadas sobre sua saúde, dieta e estilo de vida. Eles sentirão 12 pontos diferentes de pulsação em seus pulsos.

É possível que sua língua também seja examinada, em busca de pistas sobre áreas do corpo que podem estar desequilibradas. A aparência da pele, lábios, unhas e olhos também é observada.

Após a avaliação, o médico determinará seu equilíbrio único de doshas. Um dosha é geralmente dominante e pode estar desequilibrado. O praticante também determina sua constituição, ou prakut.

Tratamento individualizado

Após a avaliação, o praticante da medicina ayuerveda normalmente cria um plano de tratamento individualizado. Ele inclui dieta, exercícios, ervas, ioga, meditação e massagem. O plano de tratamento geralmente se concentra em restaurar o equilíbrio para um ou dois doshas.

Busque orientação médica

Se você está pensando em usar a medicina ayurveda, converse com seu médico primeiro. Ele ajudará a pesar os prós e os contras e discutir se é apropriado e seguro. 

O Ayurveda não deve substituir — ou atrasar — os cuidados médicos padrão. No passado, alguns produtos ayurvédicos foram encontrados contaminados com metais como chumbo e mercúrio.

Aliás, sobre metais pesados, tenho um ebook que trato exclusivamente do tema, sobre suas graves ameaças à saúde. Que tal baixar agora mesmo e se aprofundar sobre o assunto? Espero que tenha compreendido mais sobre a medicina ayurveda!

Deixe uma resposta