As crianças são muitas vezes consideradas o futuro do nosso mundo. E por isso, muitos pais buscam formas de melhorar o aprendizado das crianças.
Aprender novas habilidades e entender como elas funcionam não apenas tornará a escola mais fácil, mas também proporcionará benefícios ao longo da vida.
A otimização cerebral refere-se ao processo de desafiar o cérebro a desenvolver habilidades fundamentais ideais que são necessárias para o aprendizado.
Com um cérebro ideal, sua capacidade de realizar atividades mentais é maximizada. Todas essas estratégias podem ser aplicadas a quase tudo, incluindo carreiras, relacionamentos, aprendizado e muito mais.
Foi por isso que preparei o artigo abaixo, no qual compartilho algumas dicas de como melhorar o aprendizado das crianças e otimizar seu cérebro. Confira!
1. Trabalhe as habilidades de visualização
Incentive as crianças a criar uma imagem em sua mente do que acabaram de ler ou ouvir. Por exemplo, digamos que você pediu ao seu filho para colocar a mesa para cinco pessoas.
Peça ao seu filho que imagine como a mesa deve ser e, em seguida, desenhe-a. À medida que as crianças melhoram na visualização, elas podem descrever a imagem em vez de desenhá-la.
Leia também::: Os perigos da intoxicação por alumínio
2. Faça com que seu filho lhe ensine
Ser capaz de explicar como fazer algo envolve dar sentido à informação e arquivá-la mentalmente. Talvez seu filho esteja aprendendo uma habilidade, como um novo drible no futebol.
Peça ao seu filho para lhe ensinar essa habilidade. Os professores fazem algo semelhante juntando os alunos em sala de aula.
Isso permite que eles comecem a trabalhar com as informações imediatamente, em vez de esperar serem chamados.
3. Experimente jogos que usam memória visual
Existem muitos jogos que podem ajudar as crianças a trabalhar a memória visual, como o clássico jogo Concentração ou Memória.
Você também pode fazer coisas como dar às crianças uma página de revista e pedir que circulem todas as ocorrências da palavra a ou da letra a.
4. Incentive a leitura ativa.
Há uma razão pela qual marcadores e notas adesivas são tão populares: anotar notas e sublinhar ou destacar texto pode ajudar as crianças a manter as informações em mente por tempo suficiente para responder a perguntas sobre isso.
Por exemplo, falar em voz alta e fazer perguntas sobre o material de leitura também pode ajudar na memória de trabalho.
Estratégias de leitura ativa como essas também podem ajudar a formar memórias de longo prazo.
5. Divida as informações em pedaços menores.
Você já se perguntou por que números de telefone e números de documentos têm hifens neles?
Porque é mais fácil lembrar de alguns pequenos grupos de números do que de uma longa sequência de números.
Além disso, lembre-se quando precisar dar instruções de várias etapas ao seu filho. Anote-os ou dê-lhes um de cada vez.
Você também pode usar organizadores gráficos para ajudar a dividir as tarefas de redação em partes menores.
Leia também::: Acordar várias vezes à noite para fazer xixi é normal?
Comece agora mesmo!
E aí, gostou das dicas de como melhorar o aprendizado das crianças e otimizar seu cérebro? Na maioria são coisas simples, que podem ser praticadas no dia a dia.
É fundamental que, para isso, se limite o tempo de tela , para que ele possa desenvolver outras áreas do cérebro e também da sua coordenação motora. Tenho certeza que no futuro eles irão lhe agradecer!
E para ampliar ainda mais essa discussão, no vídeo que gravei para o Youtube e que compartilho abaixo, dou mais três dicas que você pode usar para melhorar o aprendizado das crianças. Dê o play e confira!