Proteger seu sistema imunológico é fundamental. Ele opera em um equilíbrio muito delicado, devendo ser forte e sofisticado o suficiente para combater uma variedade de doenças e infecções, mas não tão forte a ponto de reagir desnecessariamente.
Este sistema complexo compreende as células da pele, sangue, medula óssea, tecidos e órgãos que – quando funcionam da maneira que deveriam – protegem seu corpo contra patógenos potencialmente nocivos (como bactérias e vírus).
Por isso, proteger seu sistema imunológico é fundamental para quem deseja ter mais saúde. E a boa notícia é que isso não é difícil nem complicado, como explico no artigo abaixo!
O que significa sistema imunológico forte?
Seu sistema imunológico é exatamente isso, um sistema. O corpo humano é composto de 11 sistemas separados que fazem suas partes independentes para manter seu corpo funcionando da melhor maneira possível.
O objetivo principal do seu sistema imunológico é protegê-lo contra bactérias nocivas que não querem nada além de atacar seu corpo, o danificando para torná-lo mais suscetível a lesões e doenças.
Seu sistema imunológico é o guardião do que entra e do que fica fora do seu corpo. Quando está funcionando, os vírus e as toxinas não têm chance. Quando não é, as comportas estão abertas.
Seu corpo mostra sinais de um forte sistema imunológico com bastante frequência. Um exemplo é quando você recebe uma picada de mosquito. A coceira vermelha é um sinal de que seu sistema imunológico está funcionando.
A gripe ou resfriado é um exemplo típico de falha do seu corpo em parar os germes/bactérias antes que eles entrem. No entanto, quando você se recupera de um resfriado ou gripe, é a prova de que seu sistema imunológico foi capaz de eliminar o invasor depois de aprender sobre e reagindo à sua defesa.
Se o seu sistema imunológico não fizesse nada, você nunca superaria o resfriado ou qualquer outra coisa. Quando você está doente, seu corpo não consegue realizar todo o seu potencial.
Leia também::: Café pode causar osteoporose?
Como aumentar a imunidade
Viver um estilo de vida saudável é sua melhor opção para proteger seu sistema imunológico. Cada parte do seu corpo funciona melhor quando é abastecida com alimentos saudáveis, um ambiente positivo e estresse mínimo.
Parece ideal? Aqui estão algumas dicas fáceis para um sistema imunológico mais forte que não o sobrecarregará.
1. Exercício diário
Sim, diariamente. Apenas 30 minutos por dia. Existem inúmeros benefícios para o exercício, incluindo a prevenção de artrite, diabetes, problemas cardíacos e muito mais.
O exercício também demonstrou aumentar e melhorar diferentes componentes do sistema imunológico. O exercício também melhora a qualidade do sono e aumenta a função imunológica.
Por exemplo, faça uma caminhada, vá para a academia, encontre alguns exercícios divertidos e comprometa-se com uma rotina. O exercício também funciona como um reforço mental e de humor – dois benefícios em um.
2. Fique mais ao Sol
Desfrute de exposição moderada à luz solar algumas vezes por semana. A vitamina D é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. Se você não conseguir sair, considere um suplemento de vitamina D como substituto, mas seguindo sempre as orientações de dosagem de um profissional de saúde.
O ar fresco é bom para todos e uma mudança de cenário é sempre uma vantagem. Obviamente, com a exposição ao sol, também é igualmente importante usar o protetor solar.
3. Esteja atento
Mantenha o estresse mínimo. Medite ou ore e deixe seu cérebro descansar um pouco. Nada de bom vem da preocupação.
Seu corpo estará em um estado mais relaxado e se sentirá rejuvenescido com um pouco de paz e tranquilidade.
Por exemplo, o estresse pode ser um inibidor da imunidade pela forma como ele se insinua e gosta de se instalar, afetando o apetite, os hábitos de sono e até as rotinas diárias.
4. Durma o suficiente
É uma coisa simples, na verdade: ter uma boa noite de sono. É a chance do seu corpo descansar e se recuperar.
Eliminar as distrações, ir para a cama quando estiver cansado e eliminar alimentos açucarados no final do dia o ajudará na hora de dormir.
Durante o sono, seu sistema imunológico libera proteínas chamadas citocinas, algumas das quais ajudam a promover o sono. Certas citocinas precisam aumentar quando você tem uma infecção ou inflamação ou quando está sob estresse.
A privação do sono pode diminuir produção dessas citocinas protetoras. Além disso, os anticorpos e células que combatem infecções são reduzidos durante os períodos em que você não dorme o suficiente.
5. Tenha uma boa saúde intestinal
Até 80% do seu sistema imunológico está em seu intestino. Uma dieta saudável, rica em alimentos integrais não processados e antioxidantes, pode ter um efeito protetor.
Aliás, ele pode reduzir a inflamação e estimular boas bactérias intestinais que ajudam a estabelecer um forte sistema imunológico. Concentre-se em vegetais ricos em fibras, frutas, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis.
Alimentos fermentados como kimchi, chucrute, missô e iogurte ou kefir também são benéficos.
Além disso, seja gentil com seu fígado também: ele é responsável por filtrar o sangue, quebrar as gorduras e remover o excesso de colesterol e toxinas.
Couve, brócolis e repolho podem ajudar a aumentar a capacidade do fígado de desintoxicar naturalmente o corpo.
Leia também::: Intestino e doenças autoimunes: qual a relação?
Proteja seu sistema imunológico
Como viu, proteger seu sistema imunológico não requer nada absurdo, mas sim pequenas mudanças no estilo de vida.
Dessa forma é possível ter mais saúde e manter doenças e outras ameaças longe do seu organismo e tais dicas podem ser seguidas por todas as idades, garantindo que você também tenha uma longevidade saudável.
Espero que as dicas para proteger seu sistema imunológico te ajude a ter mais saúde. E para mais conteúdos como este, siga também meu canal do YouTube!