Manter o equilíbrio nas festas de fim de ano é um desafio para muitas pessoas.
São diversos os convites para confraternizações de todo tipo: em família, grupos de amigos, trabalho… Mas, será que é possível aproveitar todos esses momentos de forma saudável?
Muitos temem colocar a perder todo o empenho em relação aos exercícios físicos e alimentação durante o ano, recuperando o peso perdido e até ganhando mais.
Separei algumas recomendações para quem deseja passar o fim de ano mantendo a saúde, o peso saudável e o bem-estar.
Moderação em primeiro lugar
Se você já cultivou bons hábitos de vida durante todo esse ano, não há por que se preocupar. O consumo de alimentos gordurosos, açucarados ou muito condimentados não chega a ser um problema para o organismo quando ocorre ocasionalmente.
A natureza é sábia e, quando o corpo não está sobrecarregado, sabe livrar-se desses excessos de forma fisiológica.
Porém, como as confraternizações podem ser sequenciais, é importante ser seletivo com carboidratos e açúcares. Quando muitas dessas opções são apresentadas em uma mesma refeição, é interessante escolher apenas um deles.
Também recomendo que mude a mentalidade do “comer até satisfazer todos os desejos”. Saiba respeitar o seu corpo e consuma apenas até sentir-se saciado. Esse limite é importante para não sobrecarregar o organismo.
Siga com o seu plano alimentar
Nos dias em que nenhuma confraternização está prevista, a sua alimentação deve ser a mais equilibrada quanto o possível. Caso já tenha passado por um processo de adequação alimentar, siga com esse plano.
Quanto mais nutrido e equilibrado estiver o seu corpo, menores as chances de que sofra as consequências da alimentação mais gordurosa do fim de ano.
Isso vale tanto em questão de nutrientes, vitaminas e minerais, que devem ser proporcionados em níveis ideais, quanto na questão dos horários de se alimentar. Assim, evita que o metabolismo sofra muitas alterações.
Prefira alimentos magros
Muitas vezes, as pessoas culpam o excesso de carboidratos das confraternizações. Porém, essas ocasiões também contam com opções como saladas ou pratos à base de vegetais.
Opções com folhas, oleaginosas e carnes assadas ou grelhadas costumam ser saborosas e não prejudicam a saúde.
Cuidado com as bebidas alcoólicas
Sabia que as bebidas alcoólicas são altamente calóricas e tem um poder intoxicante para o organismo? Muitas pessoas não se atentam a esse fato, preocupando-se apenas com os alimentos sólidos, e acabam exagerando.
Atenção especial com os destilados de alta concentração alcoólica e calórica. Consuma com moderação, preferencialmente apenas um tipo de bebida e alternando com o consumo de água para não ficar desidratado.
Exagerou? Faça um detox
Os efeitos dos exageros alimentares são facilmente sentidos no dia seguinte. Por isso, especialmente após a noite de Natal ou de revéillon, é importante investir em uma alimentação leve e muita água.
Um suco detox, com folhas verdes e limão, pode auxiliar o organismo a eliminar os excessos, devolvendo mais rapidamente o bem-estar.
Aposte, também, em alimentos termogênicos, valiosos para a regulação metabólica, tais como gengibre, limão, canela, cúrcuma.
Lembre-se: é muito difícil engordar em uma única noite. Cuide para não fazer desse período um momento de compensar alguma frustração. A sabedoria em se alimentar deve fazer parte de todas as fases da vida e também do ano.
Espero que com este artigo você entenda a importância do equilíbrio alimentar nas festas de fim de ano.