You are currently viewing Como evitar os perigos dos metais pesados?

Como evitar os perigos dos metais pesados?

Os perigos dos metais pesados ganharam evidência nos últimos tempos. Esses elementos são encontrados na natureza e o ser humano sempre conviveu com esses metais. No entanto, o processo de industrialização tornou essa exposição exacerbada.

Já existem estudos que demonstram que os níveis ósseos de chumbo no ser humano são, atualmente, 100 vezes maiores do que há 50 anos.

Os metais pesados encontram-se na água que bebemos, nos nossos alimentos e até no ar que respiramos.

Definitivamente, é impossível livrar-se dessa contaminação. No entanto, quando entendemos que os metais pesados acumulam-se no organismo, que por não saber o que fazer com esses contaminantes não tem capacidade de expeli-los, podemos ficar mais conscientes sobre o nosso consumo e evitá-los sempre que pudermos.

Alimentação mais natural

A contaminação dos alimentos é alta e real. A agricultura convencional utiliza entre 10 a 100 vezes mais pesticidas que um alimento orgânico.

Alumínio, cádmio, mercúrio e chumbo estão presentes nos defensivos agrícolas utilizados em lavouras. Portanto, sempre que possível, dar preferência aos alimentos orgânicos.

Também recomendo que evitem alimentos enlatados, afinal, o estanho utilizado para fazer o alumínio transfere aos alimentos. O BPA também é encontrado nessas latas e pode contaminá-los.

Esse processo é chamado de lixiviação, quando os componentes sólidos do alumínio são extraídos por meio da dissolução em líquido. Evitar esse processo deve ser feito, inclusive, evitando as panelas de alumínio antiaderentes e as folhas de alumínio que, quando aquecidos, passam esses componentes ao alimento.

Atenção à qualidade da água

Embora toda água seja pura e sagrada, sabemos que ela é tratada com elementos que contribuem para sua contaminação. Além disso, também costuma estar exposta aos metais pesados utilizados pela agricultura.

É por isso que recomendo, independente da região em que você viva, um investimento em filtragem da água a fim de descontaminá-la.

Uso de cosméticos

Atualmente, a maioria dos produtos utilizados para fins estéticos e perfumaria é repleta de substâncias como parabenos, ftalatos, corantes e formaldeídos. Esses elementos estão presentes até mesmo em produtos para bebês.

É por isso que, quanto mais conhecermos sobre os disruptores endócrinos, melhor para prevenir o seu acúmulo. Hoje, existem no mercado diversos produtos livres desses elementos, enquanto outros podem ser substituídos por soluções naturais.

Quer aprender a evitar os perigos dos metais pesados?

Escrevi um e-book, que é um livro digital, listando todos os malefícios desses metais pesados e também outras dicas para se proteger desses elementos tóxicos à nossa saúde.

Para baixar o e-book Metais Pesados: As Ameaças Silenciosas do nosso dia a dia, basta clicar no botão abaixo: