No momento, você está visualizando Sabia que o flúor pode afetar a função da sua tireoide?

Sabia que o flúor pode afetar a função da sua tireoide?

O flúor — um mineral natural — está presente em quase todos os sistemas públicos de água no Brasil. Tal medida foi adotada para tentar reduzir a cárie na população, mas o que pouco se divulga é a toxidade do flúor e como ele pode afetar sua tireoide.

A saber, na década de 1930, o flúor foi usado em um produto chamado fluorotirosina, fabricado pela empresa farmacêutica alemã chamada Bayer. A fluorotirosina foi usada para tratar o hipertireoidismo, que é uma tireoide hiperativa. 

Ele envenenou as enzimas da glândula tireoide e retardou a produção de hormônios da tireoide. Infelizmente, as glândulas de alguns pacientes foram tão envenenadas pela fluorotirosina que acabaram destruídas. 

Muitos pacientes sofreram perda completa da função da tireoide com este tratamento. Consequentemente, o uso dessa droga para o tratamento do hipertireoidismo foi descontinuado e, em vez disso, passou a ser usado como pesticida.

Ao longo de sua vida, você acumula uma carga tóxica de flúor em suas células de gordura. As mudanças anormais na estrutura da proteína, causadas pela exposição ao flúor, danificam as reações bioquímicas normais em seu corpo. 

Em resposta, seu sistema imunológico produz anticorpos para destruir essas proteínas anormais, o que pode levar a uma reação autoimune à glândula tireoide.

Ficou curioso para saber mais sobre essa relação entre flúor e tireoide, e o quão mal isso pode ser para sua saúde? Confira o artigo que compartilho abaixo!

Que efeito o flúor tem na tireoide?

Em sua jornada de cura, você já considerou que o flúor poderia ter um efeito direto na saúde da tireoide? 

Assim como outros halogênios, o flúor atua como um gatilho na indução da morte das células da tireoide, além de levar ao desenvolvimento de inflamação da tireoide e doenças autoimunes da tireoide, como a de Hashimoto.

Além disso, vários estudos mostraram que o flúor pode realmente alterar o funcionamento adequado dos processos do corpo, confundindo o flúor com outra coisa. 

No caso do flúor, ele se confunde como iodo (outro halogênio) no corpo. Como o iodo é essencial para todas as principais funções do corpo em nível celular, o corpo o absorve nos tecidos de seus órgãos, confundindo-o com iodo. 

Se elimina muito pouco flúor pela urina ou suor, o que leva à toxicidade no corpo. Com o tempo, a absorção de flúor nos tecidos se manifesta como lesões reais nas glândulas endócrinas, como a tireoide. 

Assim, o flúor é um desregulador endócrino (o que significa que desregula o sistema endócrino).

Impacto na tiroide

Além disso, alguns estudos indicam que a alta exposição ao flúor aumenta o risco de hipotireoidismo de uma pessoa, especialmente se ela tiver deficiência de iodo. 

Um estudo de 2015 do Reino Unido mostrou que pessoas que vivem em áreas com água fluoretada têm uma maior prevalência de hipotireoidismo em comparação com aqueles sem flúor em sua água.  

Como mencionei, o flúor pode desempenhar um papel na função da tireoide porque compartilha propriedades semelhantes ao iodo.

Tanto o flúor quanto o iodo são halogênios – um grupo na tabela periódica que consiste em cinco elementos quimicamente relacionados: flúor, cloro, bromo, iodo e astato. 

O nome “halógeno” significa “produtor de sal”. Quando os halogênios reagem com metais, eles produzem sais, incluindo fluoreto de cálcio, cloreto de sódio (sal de cozinha), brometo de prata e iodeto de potássio. A maioria dos halogênios vem de minerais ou sais do mar e do solo. 

O iodo não ocorre naturalmente no corpo, então as pessoas devem ingerir iodo em sua dieta. Este micronutriente é crítico na produção dos hormônios da tireoide: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). 

Sem iodo, a tireoide não pode produzir hormônios tireoidianos responsáveis ​​pela regulação do metabolismo, crescimento e desenvolvimento. 

Como o flúor é estruturalmente semelhante ao iodo, ele pode ocupar locais receptores na glândula tireoide, inibindo a absorção de iodo. Isso, por sua vez, pode causar deficiência de iodo.

Uma maneira pela qual o flúor inibe o transporte de iodeto é por sua eletronegatividade mais forte. Assim, é mais provável que o flúor entre nos canais da membrana da tireoide, forçando o iodeto a sair das células tireoidianas. 

Algumas teorias sugerem que o flúor potencializa os efeitos do hormônio estimulante da tireoide e interfere na conversão de T4 em T3. 

Leia também::: Qual a quantidade de horas de sono ideal?

Como reduzir a exposição ao flúor?

O flúor está presente na água da torneira, creme dental, alimentos não orgânicos, pesticidas usados ​​na agricultura, produtos odontológicos e vários outros produtos comumente usados. 

Então, o que você pode fazer para evitar a exposição ao flúor? Alguns passos simples podem percorrer um longo caminho:

  • Certifique-se de ter um sistema de filtragem que remova o flúor da água potável. O flúor no abastecimento de água da cidade pode ser uma causa de hipotireoidismo.
  • Use creme dental sem flúor. Creme dental sem flúor e antisséptico bucal sem flúor estão disponíveis na maioria das lojas hoje.
  • Verifique os rótulos dos alimentos processados ​​e produtos de limpeza doméstica.

Então, da próxima vez que for comprar pasta de dente, ou qualquer outro produto de uso pessoal, pense no que você está expondo seu corpo e certifique-se de ler os rótulos com atenção. Esta é apenas mais uma maneira de proteger sua saúde geral.

Por fim, espero que tenha compreendido os efeitos que o flúor pode causar na sua tireoide. E para saber mais sobre a toxidade dos metais pesados no organismo, confira meu e-book clicando abaixo!