No momento, você está visualizando O que é o hipotireoidismo e como identificá-lo?

O que é o hipotireoidismo e como identificá-lo?

O hipotireoidismo é o tipo mais comum de distúrbio da tireoide. Isso significa que sua glândula tireoide não está ativa o suficiente. Esta pequena glândula é encontrada na frente do pescoço. 

Sua função é produzir o hormônio da tireoide. Se a glândula estiver hipoativa, pode não produzir hormônio tireoidiano suficiente.

Os hormônios da tireoide controlam como seu corpo usa energia. Eles afetam quase todos os órgãos do corpo. Quando sua tireoide não produz o suficiente desses hormônios, partes do seu corpo ficam mais lentas.  

Para explicar de forma detalhada o que é o hipotireoidismo, sintomas e tratamento, compartilho o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!

O que é o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo (tireoide hipoativa) é uma condição médica em que a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente para o funcionamento normal do corpo.

A glândula tireoide está localizada no pescoço, perto da base da garganta. A saber, ela produz hormônios que ajudam a controlar alguns dos processos metabólicos do corpo, como frequência cardíaca, pressão sanguínea, temperatura corporal e peso.

Enquanto algumas pessoas têm tireoides hipoativas, outras têm tireoides hiperativas (hipertireoidismo). Esta condição tem diferentes causas, sintomas e tratamentos.

Leia também::: O que é autofagia e qual a relação com a longevidade?

Quais os sintomas?

O hipotireoidismo pode se desenvolver ao longo de muitos anos sem apresentar nenhum sintoma. Quando os sintomas aparecem, eles podem variar de pessoa para pessoa.

Alguns sintomas afetam sua aparência, por exemplo:

  • ganho de peso
  • rosto inchado e pálido
  • cabelos e unhas quebradiços, queda de cabelo
  • pele seca e fria

Outros sintomas afetam como você se sente, por exemplo:

  • cansaço
  • ser incapaz de tolerar o frio
  • dor muscular
  • constipação
  • dor de cabeça
  • frequência cardíaca lenta
  • períodos menstruais mais intensos ​​do que o normal

Os sintomas também podem afetar a forma como você pensa, por exemplo, o hipotireoidismo também pode afetar a sua:

  • memória
  • atenção
  • humor 

Algumas pessoas podem ter sintomas de hipotireoidismo sem qualquer anormalidade em seus níveis hormonais. Esses sintomas podem ter diferentes causas além do hipotireoidismo.

O que causa o hipotireoidismo?

A causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio autoimune. Isso significa que seu sistema imunológico começa a atacar a si mesmo. Ou seja, faz anticorpos contra a glândula tireóide. 

Outra causa pode ser o tratamento para uma glândula tireoide hiperativa. Isso pode incluir terapia com iodo radioativo ou cirurgia.

Às vezes, também pode ocorrer uma condição chamada hipotireoidismo secundário. É quando sua glândula pituitária para de funcionar. A glândula pituitária, então, não diz mais à glândula tireoide para produzir hormônios tireoidianos.

Recém-nascidos são testados no nascimento para hipotireoidismo. Esta condição deve ser tratada imediatamente. Pode afetar o cérebro e o sistema nervoso do bebê.

Como o hipotireoidismo é diagnosticado?

Por exame físico e exames de sangue. Um exame de sangue da função da tireoide é uma maneira simples e precisa de verificar se a glândula tireoide está funcionando corretamente. 

Além disso, uma tireoide hipoativa é tipicamente associada a um nível de hormônio estimulante da tireoide (TSH) acima do intervalo de referência e um nível de tiroxina (FT4) abaixo do intervalo de referência. 

É razoável fazer um teste de anticorpos da tireoide para confirmar que a causa é autoimune. Outros fatores, como doenças comuns que podem alterar temporariamente as leituras dos exames de sangue, devem ser descartados. 

Alguns medicamentos podem afetar os resultados, por isso é importante informar o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando.

Leia também::: Você sabe o que é o hipocortisolismo?

Cuide da sua saúde

Como fica claro, o hipotireoidismo é um distúrbio hormonal que pode afetar diretamente sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, fique atento aos seus níveis de hormônios tireoidianos e consulte com seu médico regularmente. Afinal, saúde não é apenas ausência de doenças.

Por fim, espero que tenha compreendido o que é hipotireoidismo e, para mais informações como esta, siga também meu canal do YouTube!