Pouca gente sabe, mas café e osteoporose compartilham uma ligação muito próxima. E estudos indicam que consumir muito café todos os dias prejudica sua saúde óssea.
Quem tem osteoporose ou tendência a ter essa doença precisa estar atento ao consumo de cafeína, seja por meio do café ou mesmo bebidas e suplementos que tenham este composto.
Para explicar de forma mais detalhada essa ligação entre café e osteoporose, compartilho o artigo abaixo com vocês. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que dizem os estudos?
Doses mais altas de cafeína podem aumentar o risco de desenvolver osteoporose, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Pharmacology.
Os pesquisadores analisaram 24 pessoas, metade das quais mastigava um chiclete sem cafeína e a outra mascava uma versão com cafeína e, ao longo de seis horas, eles comeram novos chicletes várias vezes. O último grupo acabou consumindo cerca de 800 mg de cafeína – o equivalente a oito xícaras de café.
Esse grupo viu um aumento significativo em termos de cálcio na urina – cerca de 77% a mais no final de seis horas do que quando começaram.
Altas quantidades de produção de cálcio indicam que os rins estão liberando o mineral mais rapidamente do que o corpo pode repor.
Isso levou os pesquisadores a concluir que, a longo prazo, isso poderia colocar as pessoas do grupo cafeinado em um risco muito maior de problemas de densidade óssea e, potencialmente, um risco maior de desenvolver osteoporose.
Esse é um problema que tende a afetar mais os adultos mais velhos, já que perdemos densidade óssea naturalmente à medida que envelhecemos. Mas os pesquisadores concluíram que os atletas também podem estar em risco se estiverem usando cafeína para melhorar o desempenho.
Leia também::: Quais os sintomas da andropausa?
Quantidade de atenção
Por exemplo, embora oito xícaras de café seja excessivo, muitas bebidas energéticas têm entre 300 e 400 mg em uma lata.
Suplementos com cafeína, como misturas pré-treino, podem variar entre 150 a 300 mg por porção. Isso significa que pode ser possível chegar a 800 mg e até mais sem esvaziar a cafeteira.
Porém, se você toma uma xícara de café pela manhã, e outra ao longo do dia, não chega a ser um problema. O ponto de atenção é quando há exageros no consumo, de várias xícaras ao longo do dia, ou mesmo pelo meio da suplementação da cafeína.
Acidificação do sangue
Outra ligação entre o café e osteoporose está na capacidade de acidificação do sangue que a cafeína é capaz de fazer.
Ao tomar muito café, nosso sangue se torna mais ácido. E como forma de neutralizar essa alteração, deixando o sangue mais alcalino, é usando magnésio.
Hoje nossas principais reservas de magnésio se encontram nos ossos, e então nosso organismo, sábio como é, usa o magnésio existente em nosso corpo para tornar nosso sangue alcalino.
Mas isso prejudica a saúde óssea e potencializa as chances do desenvolvimento da osteoporose.
Cuide da sua saúde
Como fica claro, o café pode ser consumido com moderação, sem exageros. Caso contrário, a ligação entre café e osteoporose se torna mais prevalente, colocando em risco sua saúde óssea.
O ideal para tudo é sempre a moderação. Dessa forma é possível apreciar um bom cafezinho, ao mesmo tempo que mantém a saúde dos seus ossos.
E para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o tema, preparei um vídeo para meu canal do YouTube e que compartilho logo abaixo! Um beijo e fiquem com Deus!